Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/31904
Tipo: Tese
Título: A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
Autor(es): Ged Guimarães
primer Tutor: Cynthia Greive Veiga
Resumen: Nesta tese o espetáculo não é tão somente o que se passa no teatro ou nas festas. É a vida social que é estudada como espetáculo na abordagem de Rousseau que, referindo-se ao homem construído historicamente,particularmente no Segundo Discurso e no Emilio, afirma que as palavras máscaras, constrangimento, embaraço, prisão, horror, espetáculo, formam o quadro da vida social, sem o qual a vida cairia no horror". Paradoxo: As máscaras são necessárias. No entanto, o paradoxo se desfaz quando se acrescenta: são necessárias para se viver na sociedade do espetáculo. Para essa sociedade, Rousseau não apresenta remendos ou vernizes para o brilho. Ele quer a sua expiação, única saída, o que o faz, por assim dizer,ficar à esquerda da enciclopédia. Para formar outro homem e por decorrência outra sociedade, Rousseau estabelece como critério o estado de natureza. Torna-se o seu historiador e procura o marco inicial quando o homem teria perdido a inocência original e trilhado o caminho que o levou ao embaraço e constrangimento da atual sociedade. O Emilio, também seu hipotético aluno, deverá ser educado como manda a natureza e, após fortalecido, deverá entrar vida social, quando poderá perceber a grandiosa tarefa: a recusa da sociedade de espetáculo. Rousseau parece nos dizer:após lerem os meus textos, não se desanimem ante ao grande trabalho que tens pela frente, porque vocês têm agora uma companhia para não se sentirem solitários.
Asunto: Educação
Conduta
Rousseau, Jean Jacques
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31904
Fecha del documento: 5-mar-2004
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
GED GUIMARÃES - FAE-UFMG Tese Educação.pdf15.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons