Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/31904
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cynthia Greive Veiga | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5700231363310293 | pt_BR |
dc.creator | Ged Guimarães | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0095963058716874 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T21:58:09Z | - |
dc.date.available | 2020-01-15T21:58:09Z | - |
dc.date.issued | 2004-03-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/31904 | - |
dc.description.resumo | Nesta tese o espetáculo não é tão somente o que se passa no teatro ou nas festas. É a vida social que é estudada como espetáculo na abordagem de Rousseau que, referindo-se ao homem construído historicamente,particularmente no Segundo Discurso e no Emilio, afirma que as palavras máscaras, constrangimento, embaraço, prisão, horror, espetáculo, formam o quadro da vida social, sem o qual a vida cairia no horror". Paradoxo: As máscaras são necessárias. No entanto, o paradoxo se desfaz quando se acrescenta: são necessárias para se viver na sociedade do espetáculo. Para essa sociedade, Rousseau não apresenta remendos ou vernizes para o brilho. Ele quer a sua expiação, única saída, o que o faz, por assim dizer,ficar à esquerda da enciclopédia. Para formar outro homem e por decorrência outra sociedade, Rousseau estabelece como critério o estado de natureza. Torna-se o seu historiador e procura o marco inicial quando o homem teria perdido a inocência original e trilhado o caminho que o levou ao embaraço e constrangimento da atual sociedade. O Emilio, também seu hipotético aluno, deverá ser educado como manda a natureza e, após fortalecido, deverá entrar vida social, quando poderá perceber a grandiosa tarefa: a recusa da sociedade de espetáculo. Rousseau parece nos dizer:após lerem os meus textos, não se desanimem ante ao grande trabalho que tens pela frente, porque vocês têm agora uma companhia para não se sentirem solitários. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Espetáculo | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Conduta | pt_BR |
dc.subject.other | Rousseau, Jean Jacques | pt_BR |
dc.title | A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GED GUIMARÃES - FAE-UFMG Tese Educação.pdf | 15.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License