Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cynthia Greive Veigapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700231363310293pt_BR
dc.creatorGed Guimarãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095963058716874pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-15T21:58:09Z-
dc.date.available2020-01-15T21:58:09Z-
dc.date.issued2004-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31904-
dc.description.resumoNesta tese o espetáculo não é tão somente o que se passa no teatro ou nas festas. É a vida social que é estudada como espetáculo na abordagem de Rousseau que, referindo-se ao homem construído historicamente,particularmente no Segundo Discurso e no Emilio, afirma que as palavras máscaras, constrangimento, embaraço, prisão, horror, espetáculo, formam o quadro da vida social, sem o qual a vida cairia no horror". Paradoxo: As máscaras são necessárias. No entanto, o paradoxo se desfaz quando se acrescenta: são necessárias para se viver na sociedade do espetáculo. Para essa sociedade, Rousseau não apresenta remendos ou vernizes para o brilho. Ele quer a sua expiação, única saída, o que o faz, por assim dizer,ficar à esquerda da enciclopédia. Para formar outro homem e por decorrência outra sociedade, Rousseau estabelece como critério o estado de natureza. Torna-se o seu historiador e procura o marco inicial quando o homem teria perdido a inocência original e trilhado o caminho que o levou ao embaraço e constrangimento da atual sociedade. O Emilio, também seu hipotético aluno, deverá ser educado como manda a natureza e, após fortalecido, deverá entrar vida social, quando poderá perceber a grandiosa tarefa: a recusa da sociedade de espetáculo. Rousseau parece nos dizer:após lerem os meus textos, não se desanimem ante ao grande trabalho que tens pela frente, porque vocês têm agora uma companhia para não se sentirem solitários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCondutapt_BR
dc.subject.otherRousseau, Jean Jacquespt_BR
dc.titleA recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseaupt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GED GUIMARÃES - FAE-UFMG Tese Educação.pdf15.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons