Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Amália de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9453598248730847pt_BR
dc.contributor.referee1Clarisse Maria Castro de Alvarengapt_BR
dc.contributor.referee2Juliana Batista dos Reispt_BR
dc.contributor.referee3Celia Maria Fernandes Nunespt_BR
dc.contributor.referee4Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.creatorLucas Neves Coimbrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2553606208192175pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T21:32:14Z-
dc.date.available2020-01-17T21:32:14Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31989-
dc.description.abstractThe work was developed with the aim of thinking the audiovisual as a possible way to teach and build sociological knowledge with the students Sociology in High School and, with the realization of an audiovisual production, to enable experimentation and the experience of another pedagogical practice . The research sought, through a specific way of narrative, as the audiovisual resource, to enable the condition of authorship of the young students of thematic repertoire for the discipline of Sociology in High School. It seeks to signal possibilities of encounter in existing situations in the relationship between teaching and learning from the perspective of the teacher and the student. To show how, from this experience, pedagogical practices in the teaching of the discipline constitute the core of the meanings and meanings attributed and experienced in the relation of teaching and learning. Thus, legitimating the narratives of young students as producers and creators, fundamental in the constitution of knowledge and sociological knowledge in public high school in a school in Belo Horizonte-MG. The intervention and the development of the research happened from an ethnographic look and counted on Workshops for Audiovisual productions during the process. The present work hopes to re - signify spaces and knowledge of teaching practice, based on the experimentation of a practice that recognizes the importance of subjects in the processes of necessary changes in education.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho foi desenvolvido com o objetivo de pensar o audiovisual como uma forma possível de ministrar e construir o conhecimento sociológico com os alunos Sociologia no Ensino Médio e, com a concretização de uma produção audiovisual, possibilitar a experimentação e a vivência de uma outra prática pedagógica. A pesquisa buscou, através de um modo específico de narrativa, como o recurso audiovisual, possibilitar a condição de autoria dos jovens alunos de repertório temático para a disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Procura-se sinalizar possibilidades de encontro em situações existentes na relação entre ensino e aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno. Mostrar como, a partir dessa vivência, as práticas pedagógicas no ensino da disciplina constituem o cerne dos sentidos e significados atribuídos e experimentados na relação de ensino e aprendizagem. Dessa forma, legitimando as narrativas dos jovens alunos enquanto produtoras e criadoras, fundamentais na constituição de saberes e conhecimentos sociológicos no ensino médio público em uma escola de Belo Horizonte-MG. A intervenção e o desenvolvimento da pesquisa aconteceram a partir de um olhar etnográfico e contou com Oficinas para produções Audiovisuais durante o processo. O presente trabalho espera ressignificar espaços e saberes da prática docente, a partir da experimentação de uma prática que reconheça a importância dos sujeitos nos processos de mudanças necessários na educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.otherSociologia -- Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherSociologia -- Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherEnsino -- Meios auxiliarespt_BR
dc.titleDiálogos além dos muros da escola : a construção do conhecimento sociológico a partir das narrativas juvenis no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Lucas Neves Coimbra.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons