Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31989
Type: Dissertação
Title: Diálogos além dos muros da escola : a construção do conhecimento sociológico a partir das narrativas juvenis no Ensino Médio
Authors: Lucas Neves Coimbra
First Advisor: Maria Amália de Almeida Cunha
First Referee: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Second Referee: Juliana Batista dos Reis
Third Referee: Celia Maria Fernandes Nunes
metadata.dc.contributor.referee4: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Abstract: O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de pensar o audiovisual como uma forma possível de ministrar e construir o conhecimento sociológico com os alunos Sociologia no Ensino Médio e, com a concretização de uma produção audiovisual, possibilitar a experimentação e a vivência de uma outra prática pedagógica. A pesquisa buscou, através de um modo específico de narrativa, como o recurso audiovisual, possibilitar a condição de autoria dos jovens alunos de repertório temático para a disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Procura-se sinalizar possibilidades de encontro em situações existentes na relação entre ensino e aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno. Mostrar como, a partir dessa vivência, as práticas pedagógicas no ensino da disciplina constituem o cerne dos sentidos e significados atribuídos e experimentados na relação de ensino e aprendizagem. Dessa forma, legitimando as narrativas dos jovens alunos enquanto produtoras e criadoras, fundamentais na constituição de saberes e conhecimentos sociológicos no ensino médio público em uma escola de Belo Horizonte-MG. A intervenção e o desenvolvimento da pesquisa aconteceram a partir de um olhar etnográfico e contou com Oficinas para produções Audiovisuais durante o processo. O presente trabalho espera ressignificar espaços e saberes da prática docente, a partir da experimentação de uma prática que reconheça a importância dos sujeitos nos processos de mudanças necessários na educação.
Abstract: The work was developed with the aim of thinking the audiovisual as a possible way to teach and build sociological knowledge with the students Sociology in High School and, with the realization of an audiovisual production, to enable experimentation and the experience of another pedagogical practice . The research sought, through a specific way of narrative, as the audiovisual resource, to enable the condition of authorship of the young students of thematic repertoire for the discipline of Sociology in High School. It seeks to signal possibilities of encounter in existing situations in the relationship between teaching and learning from the perspective of the teacher and the student. To show how, from this experience, pedagogical practices in the teaching of the discipline constitute the core of the meanings and meanings attributed and experienced in the relation of teaching and learning. Thus, legitimating the narratives of young students as producers and creators, fundamental in the constitution of knowledge and sociological knowledge in public high school in a school in Belo Horizonte-MG. The intervention and the development of the research happened from an ethnographic look and counted on Workshops for Audiovisual productions during the process. The present work hopes to re - signify spaces and knowledge of teaching practice, based on the experimentation of a practice that recognizes the importance of subjects in the processes of necessary changes in education.
Subject: Sociologia -- Estudo e ensino (Ensino médio)
Sociologia -- Métodos de ensino
Ensino audiovisual
Ensino -- Meios auxiliares
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31989
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Lucas Neves Coimbra.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons