Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Charles Moreira Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1253377311855009pt_BR
dc.creatorNaiane Alves de Almeidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5069035370400349pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T18:51:53Z-
dc.date.available2020-01-23T18:51:53Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32151-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of evaluations held in the negotiation process of the Educational Trade Union movement through the Educational Single Trade Union of Minas Gerais - Sind- UTE / MG, along with Minas Gerais State Government, during the year 2018, whose context takes in consideration a state that does not have money to honor the its commitments, alleging a fall in tax revenue due to the slowdown of the economy. Therefore, we approached the precariousness of work, especially on public and teaching sector, with the studies of Oliveira (2010), Hypólito (2012), Costa (2001), Santos (2001), Ferreira (2001) and others, in addition to the contextualization of the new working class and current syndicalism. Forthwith, the senses and the strategies of collective bargaining in the public sector were selected as relevant references for the analysis and discussion on the performance of Sind-UTE / MG in defense of the Rights of the category. Finally, the research was conducted through cartography, documentary analyzes, observations and interviews based on experiences with the valuable judgments of the individuals involved in the negotiation process. Based on these investigations, a product was created, which is about creating a portal for political-pedagogical training, for the purpose of elaborating and socializing matters pertaining to the world of work and especially to the world of teaching. In addition, it was noted the need for new political strategies, teacher’s collective formation for union militancy, as a condition to overcome fragmentation.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é resultado de avaliações detidas no processo de negociação do movimento sindical da Educação, por meio da atuação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) com o Governo mineiro, durante o ano de 2018, cujo contexto é de Estados sem dinheiro para honrar os compromissos, alegando queda da arrecadação tributária ocasionada pelo desaquecimento da economia. Para tanto, realizou-se abordagens acerca da precarização do trabalho, especialmente dos trabalhos docente e público, por meio das análises de Oliveira (2005, 2010), Hypólito (2012), Costa (2001) Santos (2001) e Ferreira (2001) e outros, bem como a contextualização da nova classe que vive do trabalho e o sindicalismo atual, com as abordagens de Antunes (2018), Melo e Augusto (2012); Nunes (2012) Nogueira (2000) e outros. Em seguida, apresentou-se os sentidos e as estratégias da negociação coletiva no setor público, selecionados como referências relevantes para análise e discussão sobre atuação do Sind-UTE/MG em defesa dos Direitos da Categoria. E, por fim, conduziu-se a pesquisa, por meio de uma cartografia, através de análises documentais, observações e entrevistas a partir de experiências com os juízos de valores dos sujeitos envolvidos no processo de negociação. Com base nessas investigações, chegou-se a um produto, que se trata de a criação de um portal para formação políticapedagógica, para fins de elaboração e socialização de assuntos atinentes ao mundo do trabalho e, especialmente, ao mundo do trabalho docente. Ademais, notou-se a necessidade de novas estratégias políticas, de formação coletiva da militância sindical dos professores, como condição de superar a fragmentação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação políticapt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho docentept_BR
dc.subjectPrecarização da função públicapt_BR
dc.subjectNegociação coletiva no setor públicopt_BR
dc.subjectControle fiscalpt_BR
dc.subject.otherSindicatos -- Professorespt_BR
dc.subject.otherSetor público -- Administração de pessoalpt_BR
dc.subject.otherNegociação coletiva de trabalhopt_BR
dc.titleNegociação coletiva no setor público: estudo do movimento sindical da educação na efetivação de direitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
N.ALMEIDA.DISSERTAÇÃO.MAIO2019.pdf5.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons