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Type: Dissertação
Title: Negociação coletiva no setor público: estudo do movimento sindical da educação na efetivação de direitos
Authors: Naiane Alves de Almeida
First Advisor: Charles Moreira Cunha
Abstract: Este estudo é resultado de avaliações detidas no processo de negociação do movimento sindical da Educação, por meio da atuação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) com o Governo mineiro, durante o ano de 2018, cujo contexto é de Estados sem dinheiro para honrar os compromissos, alegando queda da arrecadação tributária ocasionada pelo desaquecimento da economia. Para tanto, realizou-se abordagens acerca da precarização do trabalho, especialmente dos trabalhos docente e público, por meio das análises de Oliveira (2005, 2010), Hypólito (2012), Costa (2001) Santos (2001) e Ferreira (2001) e outros, bem como a contextualização da nova classe que vive do trabalho e o sindicalismo atual, com as abordagens de Antunes (2018), Melo e Augusto (2012); Nunes (2012) Nogueira (2000) e outros. Em seguida, apresentou-se os sentidos e as estratégias da negociação coletiva no setor público, selecionados como referências relevantes para análise e discussão sobre atuação do Sind-UTE/MG em defesa dos Direitos da Categoria. E, por fim, conduziu-se a pesquisa, por meio de uma cartografia, através de análises documentais, observações e entrevistas a partir de experiências com os juízos de valores dos sujeitos envolvidos no processo de negociação. Com base nessas investigações, chegou-se a um produto, que se trata de a criação de um portal para formação políticapedagógica, para fins de elaboração e socialização de assuntos atinentes ao mundo do trabalho e, especialmente, ao mundo do trabalho docente. Ademais, notou-se a necessidade de novas estratégias políticas, de formação coletiva da militância sindical dos professores, como condição de superar a fragmentação.
Abstract: This dissertation is the result of evaluations held in the negotiation process of the Educational Trade Union movement through the Educational Single Trade Union of Minas Gerais - Sind- UTE / MG, along with Minas Gerais State Government, during the year 2018, whose context takes in consideration a state that does not have money to honor the its commitments, alleging a fall in tax revenue due to the slowdown of the economy. Therefore, we approached the precariousness of work, especially on public and teaching sector, with the studies of Oliveira (2010), Hypólito (2012), Costa (2001), Santos (2001), Ferreira (2001) and others, in addition to the contextualization of the new working class and current syndicalism. Forthwith, the senses and the strategies of collective bargaining in the public sector were selected as relevant references for the analysis and discussion on the performance of Sind-UTE / MG in defense of the Rights of the category. Finally, the research was conducted through cartography, documentary analyzes, observations and interviews based on experiences with the valuable judgments of the individuals involved in the negotiation process. Based on these investigations, a product was created, which is about creating a portal for political-pedagogical training, for the purpose of elaborating and socializing matters pertaining to the world of work and especially to the world of teaching. In addition, it was noted the need for new political strategies, teacher’s collective formation for union militancy, as a condition to overcome fragmentation.
Subject: Sindicatos -- Professores
Setor público -- Administração de pessoal
Negociação coletiva de trabalho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32151
Issue Date: 20-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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