Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32193
Tipo: Dissertação
Título: Minas na Semi: (re) significações das narrativas das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa semiliberdade
Autor(es): Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves
Primeiro Orientador: Licínia Maria Correa
Primeiro membro da banca : Pedro Teixeira Castilho
Segundo membro da banca: Walter Ernesto Ude Marques
Terceiro membro da banca: Eunice Maria Nazareth Nonato
Resumo: No Brasil, adolescentes acautelados(as) institucionalmente estão entre os segmentos mais vulneráveis. Esta pesquisa foi realizada numa Casa de Semiliberdade da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, tomando como objeto de estudo as narrativas das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, em meio fechado. Visto que o masculino e o feminino constituem-se campos estruturados nas relações de poder, as relações de gênero configuram-se numa das assimetrias mais importantes e permanentes da sociedade moderna, sendo um dos elementos estruturantes das instituições sociais (SCOTT, 1994). A pesquisa buscou detectar as peculiaridades da medida de semiliberdade nos processos vivenciados pelas adolescentes em situação de vulnerabilidades e conflito com a lei, analisando, por meio de suas narrativas, suas percepções e buscando compreender como elas constroem significações/ressignificações a respeito de si, dos processos educativos e do mundo. Caracterizou-se por uma abordagem qualitativa (MINAYO, 1994), utilizando a observação direta (LAKATOS, 2003), a pesquisa documental (GIL, 1999), as entrevistas narrativas (MINAYO, 2012), a pesquisa-intervenção (AGUIAR, 2007) e os processos circulares (PRANIS, 2010). Os relatos apontaram pistas sobre a maneira como as adolescentes instituíam/instituem suas vivências na Casa, a partir de sínteses de questões sociais vividas na singularidade das vivências juvenis. Percebemos que as narrativas direcionaram nosso olhar para alguns aspectos que marcam e incidem sobre a vida das “Minas na Semi”. Cumprir a medida socioeducativa é uma situação e não uma condição na qual estão imersas. Nesse sentido, a Casa de Semiliberdade aparece como um território no qual constroem formas de pertencimento. Estratégias de re(significação) e de resiliência eram/são cotidianamente experimentadas e generificadas, porque eram/são jovens adolescentes, meninas e pobres em cumprimento de medida socioeducativa. O processo de intervenção possibilitou a construção de dois produtos que são o registro da metodologia desenvolvida nas intervenções da pesquisa participativa, com a finalidade de divulgação nas Casas de Semiliberdade, e os porta-travesseiros, os quais foram construídos pelas adolescentes nos processos circulares, por meio das vivências artísticas e rodas de conversa.
Abstract: In Brazil, cautious adolescents are institutionally among the most vulnerable segments. This research was carried out in a House of Semiliberdade of the city of Belo Horizonte - Minas Gerais, taking as object of study the narratives of the adolescents in fulfillment of socioeducative measure, in closed environment. Since the masculine and the feminine constitute fields structured in the relations of power, gender relations are one of the most important and permanent asymmetries of modern society, being one of the structuring elements of social institutions (SCOTT, 1994). The research sought to detect the peculiarities of the measure of semi - freedom in the processes experienced by adolescents in situations of vulnerability and conflict with the law, analyzing, through their narratives, their perceptions and trying to understand how they construct (re) significations about themselves, educational processes and the world. It was characterized by a qualitative approach (MINAYO, 1994), using direct observation (LAKATOS, 2003), documentary research (GIL, 1999), narrative interviews (MINAYO, 2012), intervention research (AGUIAR, 2007) and the circular processes (PRANIS, 2010). The reports pointed out clues about the way in which adolescents institute their experiences in the house, from syntheses of social issues lived in the singularity of the youthful experiences. We noticed that the narratives directed our look at some aspects that mark and influence the life of the "Minas na Semi". Fulfilling the socio-educational measure is a situation and not a condition in which they are immersed. In this sense, the semi-liberty house appears as a territory in which they construct forms of belonging. Strategies of re (meaning) and resilience are daily experienced and generalized, because they are young adolescents, girls and poor in compliance with socio-educational measure. The intervention process allowed the construction of two products, which are the record of the methodology developed in the interventions of the participatory research, with the purpose of divulging in the semiliberty houses and door pillows constructed by the adolescents in the circular processes through the artistic experiences and wheels of conversation.
Assunto: Menores
Reabilitação de delinquentes juvenis
Educação
Relações de gênero
Menores - Estatuto legal, leis, etc - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32193
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca- Dissertacao Final-2.pdfAberto4.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons