Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Licínia Maria Correapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4905736022318413pt_BR
dc.contributor.referee1Pedro Teixeira Castilhopt_BR
dc.contributor.referee2Walter Ernesto Ude Marquespt_BR
dc.contributor.referee3Eunice Maria Nazareth Nonatopt_BR
dc.creatorRebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633790536042634pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T18:26:53Z-
dc.date.available2020-01-24T18:26:53Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32193-
dc.description.abstractIn Brazil, cautious adolescents are institutionally among the most vulnerable segments. This research was carried out in a House of Semiliberdade of the city of Belo Horizonte - Minas Gerais, taking as object of study the narratives of the adolescents in fulfillment of socioeducative measure, in closed environment. Since the masculine and the feminine constitute fields structured in the relations of power, gender relations are one of the most important and permanent asymmetries of modern society, being one of the structuring elements of social institutions (SCOTT, 1994). The research sought to detect the peculiarities of the measure of semi - freedom in the processes experienced by adolescents in situations of vulnerability and conflict with the law, analyzing, through their narratives, their perceptions and trying to understand how they construct (re) significations about themselves, educational processes and the world. It was characterized by a qualitative approach (MINAYO, 1994), using direct observation (LAKATOS, 2003), documentary research (GIL, 1999), narrative interviews (MINAYO, 2012), intervention research (AGUIAR, 2007) and the circular processes (PRANIS, 2010). The reports pointed out clues about the way in which adolescents institute their experiences in the house, from syntheses of social issues lived in the singularity of the youthful experiences. We noticed that the narratives directed our look at some aspects that mark and influence the life of the "Minas na Semi". Fulfilling the socio-educational measure is a situation and not a condition in which they are immersed. In this sense, the semi-liberty house appears as a territory in which they construct forms of belonging. Strategies of re (meaning) and resilience are daily experienced and generalized, because they are young adolescents, girls and poor in compliance with socio-educational measure. The intervention process allowed the construction of two products, which are the record of the methodology developed in the interventions of the participatory research, with the purpose of divulging in the semiliberty houses and door pillows constructed by the adolescents in the circular processes through the artistic experiences and wheels of conversation.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, adolescentes acautelados(as) institucionalmente estão entre os segmentos mais vulneráveis. Esta pesquisa foi realizada numa Casa de Semiliberdade da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, tomando como objeto de estudo as narrativas das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, em meio fechado. Visto que o masculino e o feminino constituem-se campos estruturados nas relações de poder, as relações de gênero configuram-se numa das assimetrias mais importantes e permanentes da sociedade moderna, sendo um dos elementos estruturantes das instituições sociais (SCOTT, 1994). A pesquisa buscou detectar as peculiaridades da medida de semiliberdade nos processos vivenciados pelas adolescentes em situação de vulnerabilidades e conflito com a lei, analisando, por meio de suas narrativas, suas percepções e buscando compreender como elas constroem significações/ressignificações a respeito de si, dos processos educativos e do mundo. Caracterizou-se por uma abordagem qualitativa (MINAYO, 1994), utilizando a observação direta (LAKATOS, 2003), a pesquisa documental (GIL, 1999), as entrevistas narrativas (MINAYO, 2012), a pesquisa-intervenção (AGUIAR, 2007) e os processos circulares (PRANIS, 2010). Os relatos apontaram pistas sobre a maneira como as adolescentes instituíam/instituem suas vivências na Casa, a partir de sínteses de questões sociais vividas na singularidade das vivências juvenis. Percebemos que as narrativas direcionaram nosso olhar para alguns aspectos que marcam e incidem sobre a vida das “Minas na Semi”. Cumprir a medida socioeducativa é uma situação e não uma condição na qual estão imersas. Nesse sentido, a Casa de Semiliberdade aparece como um território no qual constroem formas de pertencimento. Estratégias de re(significação) e de resiliência eram/são cotidianamente experimentadas e generificadas, porque eram/são jovens adolescentes, meninas e pobres em cumprimento de medida socioeducativa. O processo de intervenção possibilitou a construção de dois produtos que são o registro da metodologia desenvolvida nas intervenções da pesquisa participativa, com a finalidade de divulgação nas Casas de Semiliberdade, e os porta-travesseiros, os quais foram construídos pelas adolescentes nos processos circulares, por meio das vivências artísticas e rodas de conversa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectProcessos circularespt_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectCasa de semiliberdadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherMenorespt_BR
dc.subject.otherReabilitação de delinquentes juvenispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherRelações de gêneropt_BR
dc.subject.otherMenores - Estatuto legal, leis, etc - Brasilpt_BR
dc.titleMinas na Semi: (re) significações das narrativas das adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa semiliberdadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebeca- Dissertacao Final-2.pdfAberto4.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons