Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/32294
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Combate ao racismo na escola |
Autor(es): | Israel Matos Pereira |
primer Tutor: | Claúdia Elizabete dos Santos |
Resumen: | Este estudo considera que não há como negar a prática da discriminação racial dentro das escolas, em contrapartida destaca a frequente postura de gestores e docentes que tentam naturalizar a presença de ações e discursos discriminatórios nas escolas. Precisamos avançar e assumir ações que ultrapassem discursos que pregam a igualdade entre os indivíduos. Afinal, estas posturas pouco efetivas tendem a deixar os estudantes desmotivados devido a ausência de ações e propostas pedagógicas mais efetivas no espaço escolar. As propostas de implantação da temática étnico-racial descritas neste estudo e desenvolvido em duas escolas públicas do ensino fundamental, uma estadual e outra municipal, demonstraram que o apoio da gestão durante o desenvolvimento das propostas pedagógicas serve como suporte para a ampliação das ações e também para longevidade dos projetos. Caso contrário, manteremos a dinâmica da responsabilização de uma figura central nas escolas para garantir aos estudantes o direito de terem acesso ao ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do nosso país. |
Asunto: | Educação - Racismo Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32294 |
Fecha del documento: | 9-abr-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Docência da Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Plano de ação Israel 26 03.pdf | 896.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons