Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32294
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Claúdia Elizabete dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6917916208993446 | pt_BR |
dc.creator | Israel Matos Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T20:55:48Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T20:55:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32294 | - |
dc.description.resumo | Este estudo considera que não há como negar a prática da discriminação racial dentro das escolas, em contrapartida destaca a frequente postura de gestores e docentes que tentam naturalizar a presença de ações e discursos discriminatórios nas escolas. Precisamos avançar e assumir ações que ultrapassem discursos que pregam a igualdade entre os indivíduos. Afinal, estas posturas pouco efetivas tendem a deixar os estudantes desmotivados devido a ausência de ações e propostas pedagógicas mais efetivas no espaço escolar. As propostas de implantação da temática étnico-racial descritas neste estudo e desenvolvido em duas escolas públicas do ensino fundamental, uma estadual e outra municipal, demonstraram que o apoio da gestão durante o desenvolvimento das propostas pedagógicas serve como suporte para a ampliação das ações e também para longevidade dos projetos. Caso contrário, manteremos a dinâmica da responsabilização de uma figura central nas escolas para garantir aos estudantes o direito de terem acesso ao ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do nosso país. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Racismo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Combate ao racismo na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Plano de ação Israel 26 03.pdf | 896.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License