Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32294
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Combate ao racismo na escola
Autor(es): Israel Matos Pereira
Primeiro Orientador: Claúdia Elizabete dos Santos
Resumo: Este estudo considera que não há como negar a prática da discriminação racial dentro das escolas, em contrapartida destaca a frequente postura de gestores e docentes que tentam naturalizar a presença de ações e discursos discriminatórios nas escolas. Precisamos avançar e assumir ações que ultrapassem discursos que pregam a igualdade entre os indivíduos. Afinal, estas posturas pouco efetivas tendem a deixar os estudantes desmotivados devido a ausência de ações e propostas pedagógicas mais efetivas no espaço escolar. As propostas de implantação da temática étnico-racial descritas neste estudo e desenvolvido em duas escolas públicas do ensino fundamental, uma estadual e outra municipal, demonstraram que o apoio da gestão durante o desenvolvimento das propostas pedagógicas serve como suporte para a ampliação das ações e também para longevidade dos projetos. Caso contrário, manteremos a dinâmica da responsabilização de uma figura central nas escolas para garantir aos estudantes o direito de terem acesso ao ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do nosso país.
Assunto: Educação - Racismo
Educação de jovens e adultos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32294
Data do documento: 9-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de ação Israel 26 03.pdf896.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons