Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32336
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas educativas como ferramenta na construção do conhecimento dos acompanhantes em sala de parto
Autor(es): Michelle Regina Faria Lira
primer Tutor: Elisabete Mesquita Peres de Carvalho
Resumen: A presença de um acompanhante na sala de parto é amparada por lei desde 2005, além disso, publicações recentes apontam para os inúmeros benefícios às parturientes, tais como, contribui para a exteriorização dos desejos e necessidades da parturiente, seu empoderamento, tempo mais curto de trabalho de parto e escores de apgar altos no primeiro minuto. Esse estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção que seja capaz de ampliar os conhecimentos dos acompanhantes por meio de ações educativas relacionadas ao processo parturitivo. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizado um levantamento por meio de revisão bibliográfica de livros, artigos e manuais do Ministério da Saúde para subsidiar teoricamente o tema abordado, com o intuito de fundamentar a presença benéfica e positiva, baseada em evidências científicas do acompanhante em sala de parto. Após essa etapa, elaborou-se um plano de ação que inclui reuniões com gestores e supervisores do ambulatório para apresentação do projeto e efetiva implantação das ações, elaboração de cronograma com datas para iniciar as atividades, definição dos enfermeiros responsáveis pelas oficinas e por mediar o diálogo com as mães e acompanhantes. Espera-se com a implantação desse projeto de intervenção que os acompanhantes atuem de maneira eficiente, contribuindo de forma benéfica durante o trabalho de parto e pós-parto e diante disso, sejam mais aceitos e respeitados pela equipe de saúde
Asunto: Enfermagem Obstétrica
Trabalho de Parto
Acompanhantes Formais em Exames Físicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32336
Fecha del documento: 23-nov-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PROJETO FINAL _modificado FINAL.pdf796.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons