Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32336
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas educativas como ferramenta na construção do conhecimento dos acompanhantes em sala de parto
Autor(es): Michelle Regina Faria Lira
Primeiro Orientador: Elisabete Mesquita Peres de Carvalho
Resumo: A presença de um acompanhante na sala de parto é amparada por lei desde 2005, além disso, publicações recentes apontam para os inúmeros benefícios às parturientes, tais como, contribui para a exteriorização dos desejos e necessidades da parturiente, seu empoderamento, tempo mais curto de trabalho de parto e escores de apgar altos no primeiro minuto. Esse estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção que seja capaz de ampliar os conhecimentos dos acompanhantes por meio de ações educativas relacionadas ao processo parturitivo. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizado um levantamento por meio de revisão bibliográfica de livros, artigos e manuais do Ministério da Saúde para subsidiar teoricamente o tema abordado, com o intuito de fundamentar a presença benéfica e positiva, baseada em evidências científicas do acompanhante em sala de parto. Após essa etapa, elaborou-se um plano de ação que inclui reuniões com gestores e supervisores do ambulatório para apresentação do projeto e efetiva implantação das ações, elaboração de cronograma com datas para iniciar as atividades, definição dos enfermeiros responsáveis pelas oficinas e por mediar o diálogo com as mães e acompanhantes. Espera-se com a implantação desse projeto de intervenção que os acompanhantes atuem de maneira eficiente, contribuindo de forma benéfica durante o trabalho de parto e pós-parto e diante disso, sejam mais aceitos e respeitados pela equipe de saúde
Assunto: Enfermagem Obstétrica
Trabalho de Parto
Acompanhantes Formais em Exames Físicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32336
Data do documento: 23-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO FINAL _modificado FINAL.pdf796.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons