Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32336
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elisabete Mesquita Peres de Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079354830579356pt_BR
dc.creatorMichelle Regina Faria Lirapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T13:00:18Z-
dc.date.available2020-02-04T13:00:18Z-
dc.date.issued2015-11-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32336-
dc.description.resumoA presença de um acompanhante na sala de parto é amparada por lei desde 2005, além disso, publicações recentes apontam para os inúmeros benefícios às parturientes, tais como, contribui para a exteriorização dos desejos e necessidades da parturiente, seu empoderamento, tempo mais curto de trabalho de parto e escores de apgar altos no primeiro minuto. Esse estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção que seja capaz de ampliar os conhecimentos dos acompanhantes por meio de ações educativas relacionadas ao processo parturitivo. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizado um levantamento por meio de revisão bibliográfica de livros, artigos e manuais do Ministério da Saúde para subsidiar teoricamente o tema abordado, com o intuito de fundamentar a presença benéfica e positiva, baseada em evidências científicas do acompanhante em sala de parto. Após essa etapa, elaborou-se um plano de ação que inclui reuniões com gestores e supervisores do ambulatório para apresentação do projeto e efetiva implantação das ações, elaboração de cronograma com datas para iniciar as atividades, definição dos enfermeiros responsáveis pelas oficinas e por mediar o diálogo com as mães e acompanhantes. Espera-se com a implantação desse projeto de intervenção que os acompanhantes atuem de maneira eficiente, contribuindo de forma benéfica durante o trabalho de parto e pós-parto e diante disso, sejam mais aceitos e respeitados pela equipe de saúdept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnfermagem Obstétricapt_BR
dc.subjectTrabalho de Partopt_BR
dc.subjectAcompanhante de Pacientept_BR
dc.subject.otherEnfermagem Obstétricapt_BR
dc.subject.otherTrabalho de Partopt_BR
dc.subject.otherAcompanhantes Formais em Exames Físicospt_BR
dc.titlePráticas educativas como ferramenta na construção do conhecimento dos acompanhantes em sala de partopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO FINAL _modificado FINAL.pdf796.91 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons