Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32576
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dc.contributor.advisor1Cristiane de Freitas Cunha Grillopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192405148322932pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Elisa de Santa Cecília Massapt_BR
dc.contributor.referee1Maira Cristina Soares Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2José Xavier Pereira Juniorpt_BR
dc.creatorVinício Araújo Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0949361137283439pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-18T19:09:17Z-
dc.date.available2020-02-18T19:09:17Z-
dc.date.issued2020-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32576-
dc.description.abstractThis study refers the information and knowledge production in social-educational area measures of assisted liberty and Community Service Rendering. Created by the Child and Adolescent Statute in 1990, the socio-education integrates the list of public offerings aimed at adolescence, being locus for accountability for the act committed, but also for the rights guarantee and social protection. Since then legal prediction to the present day, several normative instruments emerged to regulate the offer, most of them predict the produce data concerning the quality of offer, as well as the monitoring the results. This information production is based on logic work management and based on the achievement of objectives which although recent should also guide the offering in the field of public policies. The pertinent legislation were resumed by related points of monitoring and evaluation and then presented what are the information produced today and published to public access, by the concept of active transparency, provide for in the legislation of access to information in the country. During the prerogatives presentation for information production of in the services, elements related to the non-quantitative production possible in the singular collection are brought from the trajectories of the served public. This work result isn’t consolidated in percent but is constituted as material of immense importance for say about the one by one and for being the truest of the subject. The discussion on the end of this paper goes through instruments where it is possible to get singular trajectories and their importance for the construction of a knowledge that returns to the whole, bringing advances in the way care offers as performed in a way that goes from the universal passes to the particular and to the singular, but returns as knowledge to the universal.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho trata da produção de informações e conhecimento sobre o campo das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Criadas a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, a socioeducação integra o rol de ofertas públicas voltadas à adolescência, sendo locus para sua responsabilização pelo ato cometido, mas também para a garantia de direitos e proteção social. Desde sua previsão legal até os dias atuais, vários foram os instrumentos normativos surgidos no intuito de regular a oferta, estando na maioria deles prevista a produção de dados que digam respeito à qualidade da oferta, bem como do monitoramento dos alcances obtidos. Tal produção de informações encontra-se amparada na lógica gerencial de gestão, baseada no alcance de objetivos, que apesar de recente, deve orientar também as ofertas no campo das políticas públicas. Com base nisso, foi realizada retomada das legislações pertinentes, com apresentação dos pontos relacionados ao monitoramento e avaliação, sendo logo em seguida, apresentado quais são os dados hoje produzidos e disponibilizado publicamente ao acesso, por meio do conceito de transparência ativa, previsto nas legislações que versam sobre acesso à informação no país. Ao longo da apresentação das prerrogativas para a produção de informações nos serviços, são trazidos elementos relacionados à produção não quantitativa possível na coleta do singular, das trajetórias apresentadas pelo público atendido. O produto de tal trabalho não se consolida em percentuais, mas se constitui enquanto material de imensa importância por dizer do um a um e por ser o que de mais verdadeiro o sujeito apresenta. A discussão que encerra esse trabalho percorre instrumentos nos quais é possível realizar a coleta das trajetórias singulares e a importância desses para a construção de um saber que retorne para o todo, trazendo avanços na forma como as ofertas de atenção são realizadas. Tal proposta supõe um percurso que sai do universal, passa ao particular, ao singular, mas retorna como produção de conhecimento ao universal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Saúde do Adolescentept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectLiberdade Assistidapt_BR
dc.subjectPrestação de serviços à comunidadept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMonitoramento e Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProdução de informaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação/métodospt_BR
dc.subject.otherMonografiapt_BR
dc.subject.otherPolítica pública/ legislação & jurisprudêncapt_BR
dc.subject.otherInformaçãopt_BR
dc.subject.otherSaúde do adolescente/ legislação & jurisprudêncapt_BR
dc.titleMedidas socioeducativas e a produção de informação: entre o macro e o singularpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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