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http://hdl.handle.net/1843/32648
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Araguaia e as suas resistências insurgentes: a educação popular no sertão matogrossense |
Autor(es): | Danilo Macruz Inácio |
primer Tutor: | Lucia Helena Alvarez Leite |
Segundo Tutor: | Leôncio José Gomes Soares |
primer miembro del tribunal : | Juarez Tarcísio Dayrell |
Segundo miembro del tribunal: | Suzana Lanna Burnier Coelho |
Tercer miembro del tribunal: | Heloisa Salles Gentil |
Cuarto miembro del tribunal: | Patrícia Moulin Mendonça |
Quinto miembro del tribunal: | Igor Thiago Moreira Oliveira |
Resumen: | Este trabalho de pesquisa de mestrado expõe uma história ocorrida na região do Araguaia, nordeste matogrossense, a partir da década de 1970, palco de inúmeras lutas e disputas entre camponeses, povos indígenas e representantes do Capital. O Araguaia se configura como uma região de grandes latifundiários que, sempre querendo mais terras, usam e abusam dos poderes bélico e econômico para ameaçar, expulsar e matar indígenas, posseiras, defensoras dos direitos humanos e lutadoras dos Movimentos Sociais, além de realizarem um ataque severo à igreja católica instalada na região. A chegada do bispo católico Pedro Casaldáliga trouxe à região uma grande movimentação, pois ele, um dos ícones da Teologia da Libertação, a Igreja dos Pobres, luta ao lado do povo por uma vida digna para todas. Realçar essa história, silenciada pelo tempo, é um dos objetivos desta pesquisa, que escutou oito vozes de lutadoras desses movimentos. Fundamentada na educação popular, a dissertação mostra como vários processos de educação, realizados na assim conhecida "região da Prelazia", transformaram vidas de famílias campesinas, trazendo a força de um povo que lutou para conseguir uma educação digna, gratuita e de qualidade, onde a maioria das educadoras era leiga (sem formação escolar completa). Além de vasta leitura documental, as entrevistas narrativas de oito educadoras, realizadas em Belo Horizonte, Goiânia e Cidade de Goiás, foram as bases principais para esta pesquisa, que mostra como as vivências transformaram as próprias vidas das entrevistadas até os dias atuais, tanto nas perspectivas pessoal e social, como política, profissional e de lutas por um país com mais equidade. |
Asunto: | Educação Igreja e problemas sociais Teologia da libertação Movimentos sociais rurais - Mato Grosso Áreas índigenas Educação popular |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32648 |
Fecha del documento: | 28-ago-2019 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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