Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32648
Tipo: Dissertação
Título: O Araguaia e as suas resistências insurgentes: a educação popular no sertão matogrossense
Autor(es): Danilo Macruz Inácio
Primeiro Orientador: Lucia Helena Alvarez Leite
Segundo Orientador: Leôncio José Gomes Soares
Primeiro membro da banca : Juarez Tarcísio Dayrell
Segundo membro da banca: Suzana Lanna Burnier Coelho
Terceiro membro da banca: Heloisa Salles Gentil
Quarto membro da banca: Patrícia Moulin Mendonça
Quinto membro da banca: Igor Thiago Moreira Oliveira
Resumo: Este trabalho de pesquisa de mestrado expõe uma história ocorrida na região do Araguaia, nordeste matogrossense, a partir da década de 1970, palco de inúmeras lutas e disputas entre camponeses, povos indígenas e representantes do Capital. O Araguaia se configura como uma região de grandes latifundiários que, sempre querendo mais terras, usam e abusam dos poderes bélico e econômico para ameaçar, expulsar e matar indígenas, posseiras, defensoras dos direitos humanos e lutadoras dos Movimentos Sociais, além de realizarem um ataque severo à igreja católica instalada na região. A chegada do bispo católico Pedro Casaldáliga trouxe à região uma grande movimentação, pois ele, um dos ícones da Teologia da Libertação, a Igreja dos Pobres, luta ao lado do povo por uma vida digna para todas. Realçar essa história, silenciada pelo tempo, é um dos objetivos desta pesquisa, que escutou oito vozes de lutadoras desses movimentos. Fundamentada na educação popular, a dissertação mostra como vários processos de educação, realizados na assim conhecida "região da Prelazia", transformaram vidas de famílias campesinas, trazendo a força de um povo que lutou para conseguir uma educação digna, gratuita e de qualidade, onde a maioria das educadoras era leiga (sem formação escolar completa). Além de vasta leitura documental, as entrevistas narrativas de oito educadoras, realizadas em Belo Horizonte, Goiânia e Cidade de Goiás, foram as bases principais para esta pesquisa, que mostra como as vivências transformaram as próprias vidas das entrevistadas até os dias atuais, tanto nas perspectivas pessoal e social, como política, profissional e de lutas por um país com mais equidade.
Assunto: Educação
Igreja e problemas sociais
Teologia da libertação
Movimentos sociais rurais - Mato Grosso
Áreas índigenas
Educação popular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32648
Data do documento: 28-Ago-2019
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