Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6889482201246233pt_BR
dc.contributor.advisor2Leôncio José Gomes Soarespt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232915641401989pt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Tarcísio Dayrellpt_BR
dc.contributor.referee2Suzana Lanna Burnier Coelhopt_BR
dc.contributor.referee3Heloisa Salles Gentilpt_BR
dc.contributor.referee4Patrícia Moulin Mendonçapt_BR
dc.contributor.referee5Igor Thiago Moreira Oliveirapt_BR
dc.creatorDanilo Macruz Ináciopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0022010726553430pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-02T19:35:48Z-
dc.date.available2020-03-02T19:35:48Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32648-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa de mestrado expõe uma história ocorrida na região do Araguaia, nordeste matogrossense, a partir da década de 1970, palco de inúmeras lutas e disputas entre camponeses, povos indígenas e representantes do Capital. O Araguaia se configura como uma região de grandes latifundiários que, sempre querendo mais terras, usam e abusam dos poderes bélico e econômico para ameaçar, expulsar e matar indígenas, posseiras, defensoras dos direitos humanos e lutadoras dos Movimentos Sociais, além de realizarem um ataque severo à igreja católica instalada na região. A chegada do bispo católico Pedro Casaldáliga trouxe à região uma grande movimentação, pois ele, um dos ícones da Teologia da Libertação, a Igreja dos Pobres, luta ao lado do povo por uma vida digna para todas. Realçar essa história, silenciada pelo tempo, é um dos objetivos desta pesquisa, que escutou oito vozes de lutadoras desses movimentos. Fundamentada na educação popular, a dissertação mostra como vários processos de educação, realizados na assim conhecida "região da Prelazia", transformaram vidas de famílias campesinas, trazendo a força de um povo que lutou para conseguir uma educação digna, gratuita e de qualidade, onde a maioria das educadoras era leiga (sem formação escolar completa). Além de vasta leitura documental, as entrevistas narrativas de oito educadoras, realizadas em Belo Horizonte, Goiânia e Cidade de Goiás, foram as bases principais para esta pesquisa, que mostra como as vivências transformaram as próprias vidas das entrevistadas até os dias atuais, tanto nas perspectivas pessoal e social, como política, profissional e de lutas por um país com mais equidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjecteducação popularpt_BR
dc.subjectmovimentos sociaispt_BR
dc.subjectteologia da libertaçãopt_BR
dc.subjectAraguaiapt_BR
dc.subjectMato Grossopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherIgreja e problemas sociaispt_BR
dc.subject.otherTeologia da libertaçãopt_BR
dc.subject.otherMovimentos sociais rurais - Mato Grossopt_BR
dc.subject.otherÁreas índigenaspt_BR
dc.subject.otherEducação popularpt_BR
dc.titleO Araguaia e as suas resistências insurgentes: a educação popular no sertão matogrossensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VF.12.PDFA.pdfDST.DMI.28.8.193.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons