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http://hdl.handle.net/1843/32666
Tipo: | Dissertação |
Título: | Negro drama: narrativas estudantis negras, educação física escolar e educação étnico-racial |
Autor(es): | Izaú Veras Gomes |
primer Tutor: | Admir Soares de Almeida Júnior |
primer miembro del tribunal : | Inês Assunção de Castro Teixeira |
Segundo miembro del tribunal: | Patrícia Maria de Souza Santana |
Resumen: | As pesquisas sobre as relações étnico-raciais e da cultura negra no campo da educação física escolar têm crescido nos últimos anos, embora ainda escassas. O presente texto busca ampliar tais reflexões e contribuir para a construção de novas possibilidades de aprendizado e percepção do mundo a partir da dos saberes estético-corpóreos negros (GOMES, 2017). Retomando o percurso histórico que direcionou as práticas pedagógicas da educação física, compreende-se que a mesma esteve diretamente ligada à discriminação do corpo negro e de sua cultura. (MATTOS, 2007). Nesse sentido, combater o racismo na escola também perpassa pelo corpo onde recaem práticas históricas das desigualdades e de violência simbólica que provocam inúmeras demarcações negativas com os estudantes negros e negras. Dessa forma, como a Educação Física escolar pode se transformar e ressignificar seu lugar na malha curricular e, por, conseguinte, para contribuir na promoção da igualdade racial? A pesquisa ancorou-se numa perspectiva narrativa (BENJAMIN, 1994) e – inspirada no ateliê biográfico de projetos (DELORY-MOMBERGER, 2006) – foram produzidas no biênio 2018-2019, em Belo Horizonte, narrativas autobiográficas (SUÁREZ, 2007) de um grupo de 05 estudantes negras que – a partir de suas escrevivências (EVARISTO, 2017) sobre a Educação Física escolar – compuseram, junto de narrativas docentes autobiográficas do autor, um livro sobre a educação das relações étnico-raciais na educação física escolar, trazendo indícios (GINZBURG, 1989) de reflexões possíveis para ressignificação de práticas docentes para uma educação antirracista. |
Abstract: | Research on ethnic-racial relations and black culture in the field of school physical education has grown in recent years, though still scarce. The present text seeks to amplify these reflections and contribute to the construction of new possibilities of learning and perception of the world from the aesthetic-corporeal black knowledge (GOMES, 2017). Taking up the historical path that guided the pedagogical practices of physical education, it is understood that it was directly linked to the discrimination of the black body and its culture. (MATTOS, 2007). In this sense, combating racism in school also runs through the body where historical practices of inequalities and symbolic violence that lead to countless negative demarcations with black and black students fall. In this way, how can School Physical Education be transformed and re-signified to contribute to the promotion of racial equality? The research was anchored in a narrative perspective (BENJAMIN, 1994) and - inspired by the biographical studio of projects (DELORY-MOMBERGER, 2006) - autobiographical narratives (SUÁREZ, 2007) were produced in the biennium 2018-2019, in Belo Horizonte, by a group of 5 black students who - from his escrevivências (EVARISTO, 2017) on School Physical Education - composed, together with autobiographical educational narratives of the author, a book on the education of ethnic-racial relations in school physical education, bringing indications (GINZBURG, 1989) of possible reflections for re-signification of teaching practices for an antiracist education. |
Asunto: | Educação Educação fisica - Estudo e ensino Educação - Relações étnicas Educação - Relações raciais Estudantes negros - Narrativas pessoais Igualdade na educação Discriminação na educação Educação intercultural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32666 |
Fecha del documento: | 20-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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