Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Admir Soares de Almeida Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515279129277383pt_BR
dc.contributor.referee1Inês Assunção de Castro Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee2Patrícia Maria de Souza Santanapt_BR
dc.creatorIzaú Veras Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617198081265545pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T20:35:43Z-
dc.date.available2020-03-03T20:35:43Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32666-
dc.description.abstractResearch on ethnic-racial relations and black culture in the field of school physical education has grown in recent years, though still scarce. The present text seeks to amplify these reflections and contribute to the construction of new possibilities of learning and perception of the world from the aesthetic-corporeal black knowledge (GOMES, 2017). Taking up the historical path that guided the pedagogical practices of physical education, it is understood that it was directly linked to the discrimination of the black body and its culture. (MATTOS, 2007). In this sense, combating racism in school also runs through the body where historical practices of inequalities and symbolic violence that lead to countless negative demarcations with black and black students fall. In this way, how can School Physical Education be transformed and re-signified to contribute to the promotion of racial equality? The research was anchored in a narrative perspective (BENJAMIN, 1994) and - inspired by the biographical studio of projects (DELORY-MOMBERGER, 2006) - autobiographical narratives (SUÁREZ, 2007) were produced in the biennium 2018-2019, in Belo Horizonte, by a group of 5 black students who - from his escrevivências (EVARISTO, 2017) on School Physical Education - composed, together with autobiographical educational narratives of the author, a book on the education of ethnic-racial relations in school physical education, bringing indications (GINZBURG, 1989) of possible reflections for re-signification of teaching practices for an antiracist education.pt_BR
dc.description.resumoAs pesquisas sobre as relações étnico-raciais e da cultura negra no campo da educação física escolar têm crescido nos últimos anos, embora ainda escassas. O presente texto busca ampliar tais reflexões e contribuir para a construção de novas possibilidades de aprendizado e percepção do mundo a partir da dos saberes estético-corpóreos negros (GOMES, 2017). Retomando o percurso histórico que direcionou as práticas pedagógicas da educação física, compreende-se que a mesma esteve diretamente ligada à discriminação do corpo negro e de sua cultura. (MATTOS, 2007). Nesse sentido, combater o racismo na escola também perpassa pelo corpo onde recaem práticas históricas das desigualdades e de violência simbólica que provocam inúmeras demarcações negativas com os estudantes negros e negras. Dessa forma, como a Educação Física escolar pode se transformar e ressignificar seu lugar na malha curricular e, por, conseguinte, para contribuir na promoção da igualdade racial? A pesquisa ancorou-se numa perspectiva narrativa (BENJAMIN, 1994) e – inspirada no ateliê biográfico de projetos (DELORY-MOMBERGER, 2006) – foram produzidas no biênio 2018-2019, em Belo Horizonte, narrativas autobiográficas (SUÁREZ, 2007) de um grupo de 05 estudantes negras que – a partir de suas escrevivências (EVARISTO, 2017) sobre a Educação Física escolar – compuseram, junto de narrativas docentes autobiográficas do autor, um livro sobre a educação das relações étnico-raciais na educação física escolar, trazendo indícios (GINZBURG, 1989) de reflexões possíveis para ressignificação de práticas docentes para uma educação antirracista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação fisica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEstudantes negros - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação interculturalpt_BR
dc.titleNegro drama: narrativas estudantis negras, educação física escolar e educação étnico-racialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Izaú Gomes.pdf24.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons