Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32711
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ações de intervenção no processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental : o papel da gestão
Autor(es): Andrea Aparecida Lima
primer Tutor: Maria Gorete Neto
primer miembro del tribunal : Sandra de Pádua Castro
Resumen: Este trabalho reflete sobre as ações de intervenção realizadas pela gestão de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte com as crianças que frequentam a Educação Infantil e que iriam para o Ensino Fundamental no ano seguinte. Considerando os documentos orientadores e teóricos da educação, destacando conceitos como concepção de criança, currículo e rotina, propõem-se uma reflexão e análise sobre as entrevistas e observações realizadas, bem como os pontos a serem destacados na construção de estratégias utilizadas pela gestão. Para tanto, tem como referências teóricas de apoio, enquanto documentos orientadores, as Proposições Curriculares do Município de Belo Horizonte, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular; além de teóricos como Corsino (2007), Nascimento (2007), Vygotsky (1987), Wallon (1986) e Melo (2014) na apresentação das práticas pedagógicas que permeiam a Educação Infantil. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos adotados envolvem a análise das observações e entrevistas feitas durante as ações realizadas pela coordenação pedagógica com as crianças de cinco anos que revelam uma preocupação e empenho em propiciar às crianças experiências e vivências que a apoiarão no entendimento e reflexão dessa mudança pela qual irão passar.
Asunto: Educação de crianças
Planejamento educacional
Ensino fundamental
Escolas - Período de transição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32711
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
AndréaAparecidaLima_AL_LASEB2019.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.