Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768961Y1&tokenCaptchar=03AOLTBLTOcG8s0DEXRm7y8ph3ToNSGP1j0wlPkjbjAJqLwonTFNKqXZVxTUtLlOLf5hrF4UJxcA4xgQ_7Box9OxYE96t5Ut3UgbM2lOsEjdk0GzAlI_6kGCHr4vblz1tBIsKpxkfIC0dHxynbUgetNAyqSjZP9Cms5lIQBM4Nzl_3WiLwAdayZD4_A-yDe-qFNLvCKRn884cMp2GglVT1dmLzd4hmU6nnrzwWT76RBh5VL08VIfhisZAna9ZJniHDnvsvwy-ZoqBzMd7RkwzTQID2SeuPX2d_NAvM_rWLRm3Ce9fvt3KdFoFodXDkOyxNdRX48Xw0ewwh2H5tpL9DDNAU0OvoWCaw_m_oW0tWmFC_6HlK2IZGGKMftIBTx3WeSO3bd-OUOeImlDRtz_sx0xpRCkII_DF3aMy9U95x_YsQUyIV0hF_ceKHp77NjtPsKWQyBtOJbVkQR03ayAKzIdRiSLIsYJRMbPo5Y35fG3_gJadXYyDZSPsCOBj0t9Qx20Au1L9NzWJ6X8jDsK4hK3Lf9vfb8z7lNQpt_BR
dc.contributor.referee1Sandra de Pádua Castropt_BR
dc.creatorAndrea Aparecida Limapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T18:14:38Z-
dc.date.available2020-03-05T18:14:38Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32711-
dc.description.resumoEste trabalho reflete sobre as ações de intervenção realizadas pela gestão de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte com as crianças que frequentam a Educação Infantil e que iriam para o Ensino Fundamental no ano seguinte. Considerando os documentos orientadores e teóricos da educação, destacando conceitos como concepção de criança, currículo e rotina, propõem-se uma reflexão e análise sobre as entrevistas e observações realizadas, bem como os pontos a serem destacados na construção de estratégias utilizadas pela gestão. Para tanto, tem como referências teóricas de apoio, enquanto documentos orientadores, as Proposições Curriculares do Município de Belo Horizonte, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular; além de teóricos como Corsino (2007), Nascimento (2007), Vygotsky (1987), Wallon (1986) e Melo (2014) na apresentação das práticas pedagógicas que permeiam a Educação Infantil. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos adotados envolvem a análise das observações e entrevistas feitas durante as ações realizadas pela coordenação pedagógica com as crianças de cinco anos que revelam uma preocupação e empenho em propiciar às crianças experiências e vivências que a apoiarão no entendimento e reflexão dessa mudança pela qual irão passar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEscolas - Período de transiçãopt_BR
dc.titleAções de intervenção no processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental : o papel da gestãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndréaAparecidaLima_AL_LASEB2019.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.