Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32711
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Gorete Neto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768961Y1&tokenCaptchar=03AOLTBLTOcG8s0DEXRm7y8ph3ToNSGP1j0wlPkjbjAJqLwonTFNKqXZVxTUtLlOLf5hrF4UJxcA4xgQ_7Box9OxYE96t5Ut3UgbM2lOsEjdk0GzAlI_6kGCHr4vblz1tBIsKpxkfIC0dHxynbUgetNAyqSjZP9Cms5lIQBM4Nzl_3WiLwAdayZD4_A-yDe-qFNLvCKRn884cMp2GglVT1dmLzd4hmU6nnrzwWT76RBh5VL08VIfhisZAna9ZJniHDnvsvwy-ZoqBzMd7RkwzTQID2SeuPX2d_NAvM_rWLRm3Ce9fvt3KdFoFodXDkOyxNdRX48Xw0ewwh2H5tpL9DDNAU0OvoWCaw_m_oW0tWmFC_6HlK2IZGGKMftIBTx3WeSO3bd-OUOeImlDRtz_sx0xpRCkII_DF3aMy9U95x_YsQUyIV0hF_ceKHp77NjtPsKWQyBtOJbVkQR03ayAKzIdRiSLIsYJRMbPo5Y35fG3_gJadXYyDZSPsCOBj0t9Qx20Au1L9NzWJ6X8jDsK4hK3Lf9vfb8z7lNQ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sandra de Pádua Castro | pt_BR |
dc.creator | Andrea Aparecida Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:14:38Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T18:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32711 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho reflete sobre as ações de intervenção realizadas pela gestão de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte com as crianças que frequentam a Educação Infantil e que iriam para o Ensino Fundamental no ano seguinte. Considerando os documentos orientadores e teóricos da educação, destacando conceitos como concepção de criança, currículo e rotina, propõem-se uma reflexão e análise sobre as entrevistas e observações realizadas, bem como os pontos a serem destacados na construção de estratégias utilizadas pela gestão. Para tanto, tem como referências teóricas de apoio, enquanto documentos orientadores, as Proposições Curriculares do Município de Belo Horizonte, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular; além de teóricos como Corsino (2007), Nascimento (2007), Vygotsky (1987), Wallon (1986) e Melo (2014) na apresentação das práticas pedagógicas que permeiam a Educação Infantil. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos adotados envolvem a análise das observações e entrevistas feitas durante as ações realizadas pela coordenação pedagógica com as crianças de cinco anos que revelam uma preocupação e empenho em propiciar às crianças experiências e vivências que a apoiarão no entendimento e reflexão dessa mudança pela qual irão passar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas - Período de transição | pt_BR |
dc.title | Ações de intervenção no processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental : o papel da gestão | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AndréaAparecidaLima_AL_LASEB2019.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.