Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32718
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Investigando a Fotossíntese no Ensino fundamental
Autor(es): Kênea Flávia de Souza Fernandes Rodrigues
Primeiro Orientador: Ludmila Olandim de Souza
Primeiro membro da banca : Vanelle Wendy de Jesus Costa
Resumo: O presente trabalho descreve uma sequência didática com enfoque no ensino por investigação, para alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Ibirité/MG. A partir da realização de atividades experimentais investigativas, objetivou-se fomentar a alfabetização científica e capacitá-los a compreender o processo da fotossíntese de forma integral e contextualizada. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa sob a perspectiva da investigação ação, a construção dos dados constou da análise de relatórios dos alunos, diário de campo, áudios gravados e registro fotográfico realizados durante as cinco etapas da sequência didática. A partir da análise dos dados podemos sugerir a existência da dificuldade em trabalhar o ensino investigativo nas aulas de ciências oriundas de um sistema educacional restritivo e limitado, entretanto mostrou potencialidade de possibilitar o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de habilidades importantes para a construção de uma aprendizagem significativa.
Abstract: This paper describes a didactic sequence focusing on teaching by research, for seventh grade students in a public school in the municipality of Ibirité/MG. The aim of the experimental investigative activities was to foster scientific literacy and enable them to understand the process of photosynthesis in an integral and contextualized way. The study was developed from a qualitative research under the perspective of action research, the construction of the data consisted of the analysis of student reports, field diary, recorded audio and photographic recordings made during the five stages of the didactic sequence. From the analysis of the data we can suggest the existence of the difficulty in working the investigative teaching in science classes from a restrictive and limited educational system, however showed potentiality to enable the protagonism of the student and the development of important skills for the construction of meaningful learning.
Assunto: Fotossíntese
Biologia
Ensino fundamental
Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32718
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final - Investigando a Fotossíntese no Ensino Fundamental.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons