Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32718
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ludmila Olandim de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3284607549254201pt_BR
dc.contributor.referee1Vanelle Wendy de Jesus Costapt_BR
dc.creatorKênea Flávia de Souza Fernandes Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1398181552733581pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T20:38:36Z-
dc.date.available2020-03-05T20:38:36Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32718-
dc.description.abstractThis paper describes a didactic sequence focusing on teaching by research, for seventh grade students in a public school in the municipality of Ibirité/MG. The aim of the experimental investigative activities was to foster scientific literacy and enable them to understand the process of photosynthesis in an integral and contextualized way. The study was developed from a qualitative research under the perspective of action research, the construction of the data consisted of the analysis of student reports, field diary, recorded audio and photographic recordings made during the five stages of the didactic sequence. From the analysis of the data we can suggest the existence of the difficulty in working the investigative teaching in science classes from a restrictive and limited educational system, however showed potentiality to enable the protagonism of the student and the development of important skills for the construction of meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve uma sequência didática com enfoque no ensino por investigação, para alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Ibirité/MG. A partir da realização de atividades experimentais investigativas, objetivou-se fomentar a alfabetização científica e capacitá-los a compreender o processo da fotossíntese de forma integral e contextualizada. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa sob a perspectiva da investigação ação, a construção dos dados constou da análise de relatórios dos alunos, diário de campo, áudios gravados e registro fotográfico realizados durante as cinco etapas da sequência didática. A partir da análise dos dados podemos sugerir a existência da dificuldade em trabalhar o ensino investigativo nas aulas de ciências oriundas de um sistema educacional restritivo e limitado, entretanto mostrou potencialidade de possibilitar o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de habilidades importantes para a construção de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subject.otherFotossíntesept_BR
dc.subject.otherBiologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherCiênciapt_BR
dc.titleInvestigando a Fotossíntese no Ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final - Investigando a Fotossíntese no Ensino Fundamental.pdf5.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons