Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32724
Type: Monografia (especialização)
Title: Relato de experiência da aplicação de uma sequência de ensino sobre o tema vacinas com uma abordagem CTS
Authors: Mariângela Soares Silva Pacheco
First Advisor: Janaína Ferreira Hudson Borges
First Referee: Luíza Gabriela de Oliveira
Abstract: O presente trabalho discute o desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre o tema vacinas utilizando-se uma abordagem CTS por alunos do 3º ano do ensino médio. Analisamos se os objetivos propostos nas atividades foram alcançados e se favoreceram o interesse e a participação crítica e reflexiva dos alunos. Os resultados mostram que a sequência de atividades utilizando diferentes recursos e estratégias proporcionaram aulas em que os alunos puderam expor suas ideias e posicionamentos frente ao assunto e esses se mostraram interessados. Consideramos que o conjunto de atividades desenvolvidas favoreceu a autonomia dos alunos, o diálogo entre alunos e professora e a possibilidade de um olhar mais crítico acerca da realidade em que estão inseridos.
Abstract: This paper discusses the development of a teaching sequence on the subject of vaccines using a CTS approach by students in the 3rd year of high school. We analyzed whether the objectives proposed in the activities were achieved and whether the students' interest and critical and reflective participation were favored. The results show that the sequence of activities using different resources and strategies provided classes in which students could expose their ideas and positions regarding the subject and they were interested. We consider that the set of activities developed favored the students' autonomy, the dialogue between students and teacher and the possibility of a more critical look at the reality in which they are inserted.
Subject: Educação
Biologia - Estudo e ensino (ensino médio)
Biologia - métodos de ensino
Vacinas - Estudo e ensino (ensino médio)
Aprendizagem por atividades
Atividades criativas na sala de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32724
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - CECI.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.