Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32726
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Proposta de jogo investigativo como ferramenta de ensino do sistema digestório
Autor(es): Letícia Oliveira Magalhães
primer Tutor: Marina de Lima Tavares
Resumen: O objetivo dessa pesquisa foi, a partir do desenvolvimento de um jogo sobre o Sistema Digestivo, discutir seus aspectos investigativos e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano. Um jogo composto por cartas de perguntas e respostas, questões problemas e práticas foi elaborado e desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Belo Horizonte. Os alunos da turma foram divididos em 4 equipes, sendo que um aluno de cada equipe foi nomeado o líder e ficou responsável por dar as respostas da equipe. As equipes formadas tiveram a oportunidade de resolver uma questão de cada tipo de carta. Todo o desenvolvimento do jogo foi realizado pelo professor de Ciências da turma e observado pela pesquisadora. A análise dos dados teve como foco a verificação da presença de aspectos investigativos, considerados primordiais para a construção do conhecimento dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que o desenvolvimento do jogo em sala de aula apresentou uma dinâmica investigativa, visto que os alunos levantaram hipóteses, analisaram evidências e construíram os resultados sobre as questões propostas. Consideramos ainda, que a abordagem investigativa do jogo contribuiu para o enriquecimento do contexto de aprendizagem, pois se trata de uma atividade motivadora, diferenciada e facilitadora da construção do conhecimento, na qual os alunos se envolveram, apresentaram características competitivas e de trabalho em equipe e utilizaram conhecimentos adquiridos durante as aulas de ciências nas discussões entre os membros das equipes.
Asunto: Ciência -- Estudo e ensino
Corpo humano -- Estudo e ensino
Aparelho digestivo -- Estudo e ensino
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32726
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.