Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7313929666462604pt_BR
dc.creatorLetícia Oliveira Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9105788609967524pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T22:49:42Z-
dc.date.available2020-03-05T22:49:42Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32726-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi, a partir do desenvolvimento de um jogo sobre o Sistema Digestivo, discutir seus aspectos investigativos e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano. Um jogo composto por cartas de perguntas e respostas, questões problemas e práticas foi elaborado e desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Belo Horizonte. Os alunos da turma foram divididos em 4 equipes, sendo que um aluno de cada equipe foi nomeado o líder e ficou responsável por dar as respostas da equipe. As equipes formadas tiveram a oportunidade de resolver uma questão de cada tipo de carta. Todo o desenvolvimento do jogo foi realizado pelo professor de Ciências da turma e observado pela pesquisadora. A análise dos dados teve como foco a verificação da presença de aspectos investigativos, considerados primordiais para a construção do conhecimento dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que o desenvolvimento do jogo em sala de aula apresentou uma dinâmica investigativa, visto que os alunos levantaram hipóteses, analisaram evidências e construíram os resultados sobre as questões propostas. Consideramos ainda, que a abordagem investigativa do jogo contribuiu para o enriquecimento do contexto de aprendizagem, pois se trata de uma atividade motivadora, diferenciada e facilitadora da construção do conhecimento, na qual os alunos se envolveram, apresentaram características competitivas e de trabalho em equipe e utilizaram conhecimentos adquiridos durante as aulas de ciências nas discussões entre os membros das equipes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectJogos investigativospt_BR
dc.subjectEnsino do corpo humanopt_BR
dc.subject.otherCiência -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCorpo humano -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAparelho digestivo -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleProposta de jogo investigativo como ferramenta de ensino do sistema digestóriopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.