Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32726
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7313929666462604 | pt_BR |
dc.creator | Letícia Oliveira Magalhães | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9105788609967524 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T22:49:42Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T22:49:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32726 | - |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa foi, a partir do desenvolvimento de um jogo sobre o Sistema Digestivo, discutir seus aspectos investigativos e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano. Um jogo composto por cartas de perguntas e respostas, questões problemas e práticas foi elaborado e desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Belo Horizonte. Os alunos da turma foram divididos em 4 equipes, sendo que um aluno de cada equipe foi nomeado o líder e ficou responsável por dar as respostas da equipe. As equipes formadas tiveram a oportunidade de resolver uma questão de cada tipo de carta. Todo o desenvolvimento do jogo foi realizado pelo professor de Ciências da turma e observado pela pesquisadora. A análise dos dados teve como foco a verificação da presença de aspectos investigativos, considerados primordiais para a construção do conhecimento dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que o desenvolvimento do jogo em sala de aula apresentou uma dinâmica investigativa, visto que os alunos levantaram hipóteses, analisaram evidências e construíram os resultados sobre as questões propostas. Consideramos ainda, que a abordagem investigativa do jogo contribuiu para o enriquecimento do contexto de aprendizagem, pois se trata de uma atividade motivadora, diferenciada e facilitadora da construção do conhecimento, na qual os alunos se envolveram, apresentaram características competitivas e de trabalho em equipe e utilizaram conhecimentos adquiridos durante as aulas de ciências nas discussões entre os membros das equipes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Jogos investigativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino do corpo humano | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Corpo humano -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aparelho digestivo -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Proposta de jogo investigativo como ferramenta de ensino do sistema digestório | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Proposta de jogo investigativo como ferramenta de ensino do Sistema Digestório - Letícia Oliveira Magalhães - Turma E CECi 2019.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.