Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32749
Type: Monografia (especialização)
Title: Contribuições da literatura na formação do leitor na educação infantil: estudo do livro não é uma caixa
Authors: Andrea de Oliveira Santos Lima
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Viviane Maria Quintiliano Vianna
Abstract: Este trabalho procura analisar a formação do leitor na Educação Infantil a partir da aplicação de um projeto literário de modo lúdico, em especial, a partir do estudo do livro Não é uma caixa. Buscou-se, com isso, identificar as potencialidades de projetos com livros literários na formação de leitores na Educação Infantil, verificando as contribuições dos textos escritos e imagéticos no desenvolvimento do processo da aquisição da linguagem que permeia o papel do professor como mediador no acesso à leitura do livro infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e empírica, por meio de uma pesquisa-ação em uma turma de Educação Infantil em Belo Horizonte – Minas Gerais, especificamente com crianças de 4 a 5 anos, caracterizando-se como pesquisa narrativa a partir de um livro de texto verbal e imagético. Para tanto, tem como referências teóricas autores que discorrem sobre literatura infantil e letramento literário, como Lajolo e Zilberman (2007), Cosson (2014) e Soares (2014). Como processo que se requer uma compreensão da trajetória singular da turma de 4 a 5 anos, foi desenvolvido um panorama histórico brasileiro da Literatura Infantil, abordando o estudo do livro Não é uma caixa, literatura e pesquisa-ação. Os procedimentos realizados envolveram a criação e efetivação das hipóteses construídas pelas crianças a partir da leitura e discussão do livro, revelando que o desenvolvimento de projetos de leitura de Literatura Infantil promove fruição literária, além de, por meio da ludicidade, favorece a formação de leitores, em especial na Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos.
Subject: Educação
Educação de crianças
Literatura infantojuvenil
Leitura
Interesses na leitura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32749
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPP ANDREA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA FINAL.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.