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http://hdl.handle.net/1843/32750
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ciências para alunos surdos: uma questão de acessibilidade |
Autor(es): | Daniela Campos Mendes de Barros |
primer Tutor: | Terezinha Cristina da Costa Rocha |
primer miembro del tribunal : | Magno Inácio dos Santos |
Resumen: | Esse estudo teve como objetivo abordar a acessibilidade do ensino de ciências e a sua contribuição para a proteção da saúde, através do tema: a prevenção do Papiloma Vírus Humano (HPV). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte e teve como foco especial estudantes surdos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi feito por meio de uma abordagem qualitativa, através da observação participante e com a aplicação de uma sequência didática que teve como tema o HPV. Os dados foram obtidos com o suporte de instrumentos como diário de campo, filmagens, grupo focais e questionários. Os dados coletados foram discutidos por meio da análise de conteúdo. Apesar do pequeno número de participantes, o que torna os resultados não generalizáveis, foi possível observar desafios de interação e de acesso às informações sobre saúde, o que pode representar uma maior vulnerabilidade da população surda comparada a outros grupos. O estudo permitiu também reflexões sobre o papel do professor e do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos processos de ensino-aprendizado dos estudantes surdos. |
Abstract: | This study had aimed to address the accessibility of science education and its contribution to health protection, through the topic the prevention of Human Papilloma Virus (HPV). The research was carried out in a public school in Belo Horizonte and had a special focus on deaf students from a 9th grade class of elementary school. The study was carried out through a qualitative approach, through participant observation and with the application of a didactic sequence that had HPV as its theme. The data were obtained with the support of instruments such as diaries, filming, focus groups and questionnaires. The collected data were discussed through content analysis. Despite the small number of participants, which makes the results not generalizable, it was possible to observe challenges of interaction and access to health information, which may represent a greater vulnerability of the deaf population compared to other groups. The study also allowed reflections on the role of the teacher and the interpreter of the Brazilian Sign Language (Libras) in the teaching-learning processes of deaf students. |
Asunto: | Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Promoção da saúde - Aspectos educacionais Educação sanitária Educação especial Surdos - Educação Língua brasileira de sinais Virus do papiloma - Prevenção Estudo e ensino (Ensino fundamental) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32750 |
Fecha del documento: | 30-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
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