Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Terezinha Cristina da Costa Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084425259229197pt_BR
dc.contributor.referee1Magno Inácio dos Santospt_BR
dc.creatorDaniela Campos Mendes de Barrospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1832021944141190pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T17:13:15Z-
dc.date.available2020-03-06T17:13:15Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32750-
dc.description.abstractThis study had aimed to address the accessibility of science education and its contribution to health protection, through the topic the prevention of Human Papilloma Virus (HPV). The research was carried out in a public school in Belo Horizonte and had a special focus on deaf students from a 9th grade class of elementary school. The study was carried out through a qualitative approach, through participant observation and with the application of a didactic sequence that had HPV as its theme. The data were obtained with the support of instruments such as diaries, filming, focus groups and questionnaires. The collected data were discussed through content analysis. Despite the small number of participants, which makes the results not generalizable, it was possible to observe challenges of interaction and access to health information, which may represent a greater vulnerability of the deaf population compared to other groups. The study also allowed reflections on the role of the teacher and the interpreter of the Brazilian Sign Language (Libras) in the teaching-learning processes of deaf students.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo abordar a acessibilidade do ensino de ciências e a sua contribuição para a proteção da saúde, através do tema: a prevenção do Papiloma Vírus Humano (HPV). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte e teve como foco especial estudantes surdos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi feito por meio de uma abordagem qualitativa, através da observação participante e com a aplicação de uma sequência didática que teve como tema o HPV. Os dados foram obtidos com o suporte de instrumentos como diário de campo, filmagens, grupo focais e questionários. Os dados coletados foram discutidos por meio da análise de conteúdo. Apesar do pequeno número de participantes, o que torna os resultados não generalizáveis, foi possível observar desafios de interação e de acesso às informações sobre saúde, o que pode representar uma maior vulnerabilidade da população surda comparada a outros grupos. O estudo permitiu também reflexões sobre o papel do professor e do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos processos de ensino-aprendizado dos estudantes surdos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectHPVpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPromoção da saúde - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação sanitáriapt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.otherVirus do papiloma - Prevençãopt_BR
dc.subject.otherEstudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleCiências para alunos surdos: uma questão de acessibilidadept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Especialização.pdf663.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.