Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32753
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | História da genética na perspectiva Fleckiana narrada para estudantes da educação básica |
Autor(es): | Marah Dalila Barros Barbosa |
Primeiro Orientador: | Marina Assis Fonseca |
Primeiro membro da banca : | Brunah Schall e Pinto |
Resumo: | Este trabalho baseia-se nas contribuições que a história da ciência pode trazer para o ensino de ciências em geral e, em especial, no ensino de genética, Partimos da epistemologia de Fleck, do conceito de coletivo de pensamento, para identificar de forma empírica as contribuições do uso da história da ciência em sala de aula. Utilizou-se a biografia do cientista Gregor Mendel para desenvolver o conceito de coletivos de pensamento e verificar possíveis mudanças na visão dos estudantes sobre a ciência. A pesquisa foi realizada com três turmas do ensino médio de uma escola particular da cidade de João Monlevade, durante as aulas de biologia, e pretende promover o uso da história da ciência para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso, além de apresentar uma perspectiva diferente do que geralmente é trabalhado em sala de aula. Os resultados podem indicar uma nova visão dos estudantes sobre a matéria. |
Abstract: | This work is based on the contributions that the history of science can bring to the teaching of sciences in general and, in particular, to the teaching of genetics. We start from Fleck's epistemology, from the concept of collective thought, to empirically identify the contributions of the use of the history of science in the classroom. The biography of scientist Gregor Mendel was used to develop the concept of thought collectives and to verify possible changes in the students' view of science. The research was carried out with three high school classes from a private school in the city of João Monlevade, during biology classes, and aims to promote the use of the history of science to make the teaching-learning process more meaningful and enjoyable, in addition to present a different perspective than what is usually worked in the classroom. The results may indicate a new view of students on the subject. |
Assunto: | Fleck, Ludwik, 1896-1961 - Estudo e ensino Educação Ciência - Estudo e ensino Ciência - Métodos de ensino Ciência - História Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Biologia - Métodos de ensino João Monlevade (MG) - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32753 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
História da Genética na perspectiva Fleckiana narrada para estudantes da educação básica.pdf | História da Genética na perspectiva Fleckiana narrada para estudantes da educação básica | 951.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.