Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32753
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina Assis Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113947918206338pt_BR
dc.contributor.referee1Brunah Schall e Pintopt_BR
dc.creatorMarah Dalila Barros Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T17:44:51Z-
dc.date.available2020-03-06T17:44:51Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32753-
dc.description.abstractThis work is based on the contributions that the history of science can bring to the teaching of sciences in general and, in particular, to the teaching of genetics. We start from Fleck's epistemology, from the concept of collective thought, to empirically identify the contributions of the use of the history of science in the classroom. The biography of scientist Gregor Mendel was used to develop the concept of thought collectives and to verify possible changes in the students' view of science. The research was carried out with three high school classes from a private school in the city of João Monlevade, during biology classes, and aims to promote the use of the history of science to make the teaching-learning process more meaningful and enjoyable, in addition to present a different perspective than what is usually worked in the classroom. The results may indicate a new view of students on the subject.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho baseia-se nas contribuições que a história da ciência pode trazer para o ensino de ciências em geral e, em especial, no ensino de genética, Partimos da epistemologia de Fleck, do conceito de coletivo de pensamento, para identificar de forma empírica as contribuições do uso da história da ciência em sala de aula. Utilizou-se a biografia do cientista Gregor Mendel para desenvolver o conceito de coletivos de pensamento e verificar possíveis mudanças na visão dos estudantes sobre a ciência. A pesquisa foi realizada com três turmas do ensino médio de uma escola particular da cidade de João Monlevade, durante as aulas de biologia, e pretende promover o uso da história da ciência para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso, além de apresentar uma perspectiva diferente do que geralmente é trabalhado em sala de aula. Os resultados podem indicar uma nova visão dos estudantes sobre a matéria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectepistemologia Flekianapt_BR
dc.subjectcoletivo de pensamentospt_BR
dc.subject.otherFleck, Ludwik, 1896-1961 - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Históriapt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherBiologia - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherJoão Monlevade (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titleHistória da genética na perspectiva Fleckiana narrada para estudantes da educação básicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
História da Genética na perspectiva Fleckiana narrada para estudantes da educação básica.pdfHistória da Genética na perspectiva Fleckiana narrada para estudantes da educação básica951.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.