Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32772
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso de um livro paradidático em aulas de Química: identificando práticas epistêmicas nos registros escritos dos estudantes
Autor(es): Marcelle Cristina Correia Sena
primer Tutor: Fernando César Silva
Resumen: O uso de livros paradidáticos possui potencialidades no sentido de favorecer ações dos estudantes que se aproximam do fazer científico, como por exemplo, construir dados, considerar diferentes fontes de dados, citar, dentre outras. Dessa forma, buscamos identificar práticas epistêmicas nos registros escritos produzidos pelos estudantes, a partir de uma sequência didática de caráter investigativo. Nesta sequência didática um livro paradidático foi utilizado como recurso para fundamentar a resolução do problema proposto. As atividades realizadas pelos estudantes ao longo da sequência foram utilizadas como fontes de produção de dados, e a Análise Textual Discursiva foi empregada para análise desses dados. O uso do livro paradidático associado a um problema pode ter oportunizado o surgimento das seguintes práticas epistêmicas: problematização, elaboração de hipóteses, planejamento da investigação, construção de dados, consideração de diferentes fontes de dados e o uso a linguagem representacional. De acordo com o tema e a característica do problema proposto era esperado que o uso da linguagem representacional fosse uma das práticas epistêmicas mais oportunizadas. No entanto, não foi isso o que aconteceu. Isso nos leva a inferir que os estudantes não percebem as visualizações usadas na Química como componentes dos argumentos, mas como um artefato usado para ilustrar esses argumentos. Contudo, o uso do livro paradidático associado a um problema pode favorecer práticas epistêmicas relacionadas principalmente à produção do conhecimento.
Asunto: Química -- Estudo e ensino
Química -- Métodos de ensino
Química orgânica -- Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32772
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.