Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32772
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dc.contributor.advisor1Fernando César Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3502722438148263pt_BR
dc.creatorMarcelle Cristina Correia Senapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2178954114416421pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T23:23:50Z-
dc.date.available2020-03-06T23:23:50Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32772-
dc.description.resumoO uso de livros paradidáticos possui potencialidades no sentido de favorecer ações dos estudantes que se aproximam do fazer científico, como por exemplo, construir dados, considerar diferentes fontes de dados, citar, dentre outras. Dessa forma, buscamos identificar práticas epistêmicas nos registros escritos produzidos pelos estudantes, a partir de uma sequência didática de caráter investigativo. Nesta sequência didática um livro paradidático foi utilizado como recurso para fundamentar a resolução do problema proposto. As atividades realizadas pelos estudantes ao longo da sequência foram utilizadas como fontes de produção de dados, e a Análise Textual Discursiva foi empregada para análise desses dados. O uso do livro paradidático associado a um problema pode ter oportunizado o surgimento das seguintes práticas epistêmicas: problematização, elaboração de hipóteses, planejamento da investigação, construção de dados, consideração de diferentes fontes de dados e o uso a linguagem representacional. De acordo com o tema e a característica do problema proposto era esperado que o uso da linguagem representacional fosse uma das práticas epistêmicas mais oportunizadas. No entanto, não foi isso o que aconteceu. Isso nos leva a inferir que os estudantes não percebem as visualizações usadas na Química como componentes dos argumentos, mas como um artefato usado para ilustrar esses argumentos. Contudo, o uso do livro paradidático associado a um problema pode favorecer práticas epistêmicas relacionadas principalmente à produção do conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Químicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimento químicopt_BR
dc.subject.otherQuímica -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica -- Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica orgânica -- Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de um livro paradidático em aulas de Química: identificando práticas epistêmicas nos registros escritos dos estudantespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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