Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/32778
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Lixo como tema para o ensino de Química |
Autor(es): | Franciane Cristina Toledo Duarte |
primer Tutor: | Meiriane Cristina Faria Soares Lima |
primer miembro del tribunal : | Wasley Wagner Gonçalves |
Resumen: | Este trabalho apresenta um relato de experiência que envolveu a produção e desenvolvimento de uma sequência didática para duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio. A sequência foi descrita e comentada com o objetivo de avaliar sua contribuição para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos na abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade). Utilizamos atividades contextualizadas e preocupadas em proporcionar interesse e envolvimento dos estudantes, a fim de que eles fossem capazes de utilizar conceitos e argumentos em discussões relacionadas à construção e exercício da sua cidadania. Foram usados como instrumentos para coleta de dados: diário de campo, questionários, elaboração de textos pelos estudantes e avaliação escrita. A análise dos dados revelou que a sequência, conforme foi organizada, proporcionou o aprendizado de conceitos químicos, associado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais, além de ter contribuído para o envolvimento dos estudantes, que se mostraram interessados e participativos nas atividades. |
Abstract: | This work presents na experience report that involves the production and development of a didactic sequence for two first year high school groups. The sequence was described and commented in order to evaluate its contribution to the teaching and learning of chemical concepts under the STS (Science - Technology - Society) approach. We used contextualized activities concerning the development of students’ interest and involvement, so they are able to use concepts and arguments in discussions related to the construction and exercise of their citizenship. The following instruments were used for data collection: field diary, questionnaires, students’ essays and written exam. Data analysis revealed that the sequence, as it was organized, provided the students with the learnig of chemical concepts associated with social, economic and environmental aspects, as well as contributed to the involvement of students, who were interested and participative in the proposed activities. |
Asunto: | Química -- Estudo e ensino Lixo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32778 |
Fecha del documento: | 30-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIXO COMO TEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.