Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32781
Type: Monografia (especialização)
Title: Plantas medicinais: possibilidades de diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos em uma sala de aula da EJA
Authors: Maria Isabel Alves
First Advisor: Ana Paula Souto Silva Teles
Abstract: O presente trabalho visa caracterizar situações de diálogo entre conhecimentos científicos e tradicionais sobre plantas medicinais em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o papel da professora para favorecer esse diálogo. Abordar esse tema favorece uma aprendizagem que tenha significado para os alunos da EJA, pois existe um rico conhecimento popular sobre esse tema. Assim, a presente pesquisa pode ser caracterizada como estudo de caso, que utiliza elementos etnográficos para conduzir a investigação. A principal fonte de dados foram vídeos e notas de campo. Como resultados, observamos que os alunos da EJA fizeram a interação entre os diferentes saberes de modo a um complementar o outro. A professora valorizou os conhecimentos dos alunos e mediou o diálogo entre os saberes, desde o planejamento às interações com os estudantes. O presente trabalho tem implicações, portanto, para discussões sobre multiculturalismo, ensino-aprendizagem na EJA e para a formação de professores.
Abstract: The present work aims to characterize situations of dialogue between scientific and traditional knowledge about medicinal plants in a Youth and Adult Education (EJA) class and the teacher's role in favoring this dialogue. Addressing this topic favors meaningful learning for EJA students, as there is a wealth of popular knowledge about this subject. Thus, the present research can be characterized as a case study, which uses ethnographic elements to conduct the investigation. The main source of data were videos and field notes. As a result, we observed that the students of EJA made the interaction between the different knowledge in order to complement each other. The teacher valued students' knowledge and mediated the dialogue between knowledge, from planning to student interactions. The present work has implications, therefore, for discussions about multiculturalism, teaching and learning in EJA and for teacher education.
Subject: Educação
Plantas medicinais - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Multiculturalismo
Educação de adultos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Empirismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32781
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons