Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32786
Type: Monografia (especialização)
Title: A relação entre escola e família na mediação de leitura com crianças de 2 a 3 anos na educação infantil
Authors: Ana Maria da Silva
First Advisor: Carlos Augusto Novais
First Referee: Viviane Cássia Maia Trindade
Abstract: A leitura literária precisa iniciar desde a infância. A escola e a família são responsáveis por efetivar a formação de leitores. Este trabalho surgiu com a intenção de promover com a turma de 2 a 3 anos da educação infantil, da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, a mediação de leitura. No trabalho com a leitura foi preciso estabelecer estratégia que envolvesse cada família numa parceria com a leitura literária, e enfatizando a relação entre escola e família, com o propósito de desenvolver as habilidades leitoras das crianças. O embasamento teórico sobre a leitura foram utilizados os seguintes autores: Barbosa, Delgado e Richter (2015); Bedran (2012); Berenblum (2006); Borges e Bortolin (2006); Coelho (2003); Colello e Lucas (2017); Cosson (2018); Eiterer e Medeiros (2010); Faria (2004); Franz (2003); Moreira e Messias (2018); Pereira (2006); Polônia e Dessen (2005); Santos (2014); Silva (2006); Silva (2018); Soares (2004); Zilberman (2005). Além disso, foram utilizados documentos oficiais como: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os Referenciais Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente a aplicação do Plano de Ação buscou refletir sobre a prática pedagógica através da pesquisa ação, por meio do projeto “Sacola de Leitura”, que consiste no envio de livros literários para as famílias aos finais de semana. Foram utilizados os livros literários da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos para a leitura com a criança pelas suas famílias e posteriormente relatarem no caderno de leitura. Esse relato feito pelas famílias consiste em descrever como foi a experiência de leitura com a criança. Os resultados encontrados foram fundamentais para demonstrar a importância da relação entre família e escola na cooperação para mediar e formar leitores literários na Educação Infantil.
Subject: Educação de crianças
Leitura
Família e escola
Mediação de leitura
Formação de leitores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32786
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final com ficha catalográfica e ata.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons