Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32792
Type: Monografia (especialização)
Title: A música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: explorando as dimensões da oralidade e escrita
Other Titles: Music in early childhood education and early years of elementary school: exploring the dimensions of orality and writing
Authors: Célia Marina Fernandes Pinto Oliveira
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Gilcinei Teodoro Carvalho
Second Referee: Viviane Maria Quintiliano Viana
Abstract: Os sons estão presentes na vida muito antes do nascimento. Ainda no útero, a criança ouve o som do coração da mãe batendo e esta batida tem o poder de acalmá-la ou mesmo agitá-la. Sob o ritmo do coração, a criança tem acesso aos primeiros sons do mundo. Considerada como linguagem, a música pode ser aprendida e, portanto, a infância é uma fase em que o aprendizado dessa linguagem torna-se mais importante, pois possibilita o desenvolvimento de outras tantas linguagens. O objetivo deste trabalho foi o de identificar como as músicas do DVD “A Galinha Pintadinha” e outras músicas do repertório infantil, feitas para as crianças ou não, contribuem para a ampliação do vocabulário infantil, bem como colaboram para a aquisição da escrita, no processo de alfabetização e letramento de crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, como metodologia, optou-se pela aplicação de um Plano de Ação, por meio do qual foi possível verificar como a música produziu efeitos capazes de sensibilizar as crianças pelo fato de estarem presentes em seu universo desde a mais tenra idade. Sob a luz da Constituição/88, da LDBEN 9394/96, dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil RCNE (1998), das Proposições Curriculares para a Educação infantil de Belo Horizonte (2015), da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2019), e de teóricos como Penna (2014), Brito (2003), Lopardo (2018), Correa (2016), Soares (2003), Lima (2002), Vygotsky (1998) e Frade (2005) efetivou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, já que há uma reflexão sobre a própria prática da presente pesquisadora, professora da Rede Municipal de Belo Horizonte. Entre os resultados está a percepção de que educar pela sensibilidade abre novas perspectivas e despertam um olhar diferenciado para as possibilidades oferecidas pela linguagem artística e musical.
Subject: Educação musical
Música - Instrução e estudo
Oralidade e escrita
Educação de crianças
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32792
Issue Date: 7-Dec-2019
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