Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32823
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Proposta de sequência didática investigativa sobre o tema microbiologia para estudantes do 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): Natália Corrêa Ferreira Faria
Primeiro Orientador: Marina de Lima Tavares
Primeiro membro da banca : Nathássia Cássia Monteiro
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo geral desenvolver e discutir as contribuições de uma proposta de sequência didática investigativa sobre o tema microbiologia. A sequência didática apresenta seis atividades orientadas por questionamentos relacionados ao tema microbiologia e foi desenvolvida pela pesquisadora principal deste trabalho com estudantes do 7º ano do ensino fundamental. As aulas foram gravadas em áudio e também registradas em anotações em caderno de campo. Para a análise observou-se a presença de aspectos investigativos nas interações entre estudantes e professora durante o processo de construção de conhecimentos relacionados ao tema microbiologia. Verificamos que ao longo do desenvolvimento da sequência didática os estudantes fizeram questionamentos, desenvolveram hipóteses e apresentaram autonomia na realização das atividades, o que favoreceu a compreensão dos conteúdos. Além disso, a organização da sequência possibilitou uma continuidade lógica para o desenvolvimento dos temas relacionados a microbiologia e despertou o interesse dos estudantes para a realização das atividades. Concluímos que trabalhar o tema microbiologia numa perspectiva investigativa trouxe contribuições para aprendizagem do tema pelos estudantes.
Abstract: This work had the general objective of developing and discussing the contributions of a proposal for an investigative didactic sequence on the topic of microbiology. The didactic sequence presents six activities guided by questions related to the topic of microbiology and was developed by the main researcher of this work with students from the 7th year of elementary school. The classes were recorded in audio and also recorded in notes in a field notebook. For the analysis, the presence of investigative aspects in the interactions between students and teacher was observed during the process of building knowledge related to the topic of microbiology. We found that throughout the development of the didactic sequence, students asked questions, developed hypotheses and presented autonomy in carrying out the activities, which favored the understanding of the contents. In addition, the organization of the sequence allowed a logical continuity for the development of topics related to microbiology and aroused the interest of students to carry out the activities. We conclude that working on the topic of microbiology from an investigative perspective brought contributions to students' learning of the topic.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32823
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Natalia - Turma A.pdfPROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE O TEMA MICROBIOLOGIA PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL798.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.