Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7313929666462604pt_BR
dc.contributor.referee1Nathássia Cássia Monteiropt_BR
dc.creatorNatália Corrêa Ferreira Fariapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T20:51:43Z-
dc.date.available2020-03-10T20:51:43Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32823-
dc.description.abstractThis work had the general objective of developing and discussing the contributions of a proposal for an investigative didactic sequence on the topic of microbiology. The didactic sequence presents six activities guided by questions related to the topic of microbiology and was developed by the main researcher of this work with students from the 7th year of elementary school. The classes were recorded in audio and also recorded in notes in a field notebook. For the analysis, the presence of investigative aspects in the interactions between students and teacher was observed during the process of building knowledge related to the topic of microbiology. We found that throughout the development of the didactic sequence, students asked questions, developed hypotheses and presented autonomy in carrying out the activities, which favored the understanding of the contents. In addition, the organization of the sequence allowed a logical continuity for the development of topics related to microbiology and aroused the interest of students to carry out the activities. We conclude that working on the topic of microbiology from an investigative perspective brought contributions to students' learning of the topic.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo geral desenvolver e discutir as contribuições de uma proposta de sequência didática investigativa sobre o tema microbiologia. A sequência didática apresenta seis atividades orientadas por questionamentos relacionados ao tema microbiologia e foi desenvolvida pela pesquisadora principal deste trabalho com estudantes do 7º ano do ensino fundamental. As aulas foram gravadas em áudio e também registradas em anotações em caderno de campo. Para a análise observou-se a presença de aspectos investigativos nas interações entre estudantes e professora durante o processo de construção de conhecimentos relacionados ao tema microbiologia. Verificamos que ao longo do desenvolvimento da sequência didática os estudantes fizeram questionamentos, desenvolveram hipóteses e apresentaram autonomia na realização das atividades, o que favoreceu a compreensão dos conteúdos. Além disso, a organização da sequência possibilitou uma continuidade lógica para o desenvolvimento dos temas relacionados a microbiologia e despertou o interesse dos estudantes para a realização das atividades. Concluímos que trabalhar o tema microbiologia numa perspectiva investigativa trouxe contribuições para aprendizagem do tema pelos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de microbiologiapt_BR
dc.titleProposta de sequência didática investigativa sobre o tema microbiologia para estudantes do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Natalia - Turma A.pdfPROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE O TEMA MICROBIOLOGIA PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL798.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.