Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/32835
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Jovens negras da EJA e sua identidade racial: qual a contribuição da escola neste processo? |
Autor(es): | Tatiana Gonçalves da Silva |
primer Tutor: | Cláudio Emanuel dos Santos |
Resumen: | Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens negras da EJA, do município de Ribeirão das Neves/MG, na qual tentamos compreender, através da observação de campo e de entrevistas, se a escola tem contribuído para a formação da identidade racial dessas jovens. Para tal, traçamos alguns apontamentos sobre a História do/a negro/a no Brasil e discutimos sobre os conceitos de gênero e raça, além de analisar as múltiplas identidades dos jovens presentes na EJA e, por fim, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa que apontam para uma revisão e atualização das práticas pedagógicas realizadas nos ambientes escolares no que tange as questões étnico-raciais. |
Asunto: | Educação de adultos Negros -- identidade racial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32835 |
Fecha del documento: | 19-nov-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Docência da Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tatiana Gonçalves da Silva.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.