Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32835
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Jovens negras da EJA e sua identidade racial: qual a contribuição da escola neste processo? |
Autor(es): | Tatiana Gonçalves da Silva |
Primeiro Orientador: | Cláudio Emanuel dos Santos |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens negras da EJA, do município de Ribeirão das Neves/MG, na qual tentamos compreender, através da observação de campo e de entrevistas, se a escola tem contribuído para a formação da identidade racial dessas jovens. Para tal, traçamos alguns apontamentos sobre a História do/a negro/a no Brasil e discutimos sobre os conceitos de gênero e raça, além de analisar as múltiplas identidades dos jovens presentes na EJA e, por fim, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa que apontam para uma revisão e atualização das práticas pedagógicas realizadas nos ambientes escolares no que tange as questões étnico-raciais. |
Assunto: | Educação de adultos Negros -- identidade racial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32835 |
Data do documento: | 19-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tatiana Gonçalves da Silva.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.