Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32835
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Jovens negras da EJA e sua identidade racial: qual a contribuição da escola neste processo?
Autor(es): Tatiana Gonçalves da Silva
Primeiro Orientador: Cláudio Emanuel dos Santos
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa realizada com jovens negras da EJA, do município de Ribeirão das Neves/MG, na qual tentamos compreender, através da observação de campo e de entrevistas, se a escola tem contribuído para a formação da identidade racial dessas jovens. Para tal, traçamos alguns apontamentos sobre a História do/a negro/a no Brasil e discutimos sobre os conceitos de gênero e raça, além de analisar as múltiplas identidades dos jovens presentes na EJA e, por fim, apresentamos os resultados obtidos na pesquisa que apontam para uma revisão e atualização das práticas pedagógicas realizadas nos ambientes escolares no que tange as questões étnico-raciais.
Assunto: Educação de adultos
Negros -- identidade racial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32835
Data do documento: 19-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Gonçalves da Silva.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.