Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32878
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Prevenção ao uso de drogas: experiência em uma turma de EJA juvenil de uma escola pública de Belo Horizonte |
Autor(es): | Viviane Moreira Francisco |
Primeiro Orientador: | Elaine Soares França |
Primeiro membro da banca : | Elaine Soares Franca |
Segundo membro da banca: | Santer Álvares de Matos |
Resumo: | A escola é um espaço onde a pluralidade se encontra e dialoga, local propício para o desenvolvimento das várias dimensões humanas, da reflexão sobre a vida em seus diversos aspectos. A contextualização de questões inerentes a drogas, podem e devem fazer parte do currículo escolar resultando em uma educação preventiva, uma vez que, pessoas bem formadas e informadas podem fazer escolhas conscientes e responsáveis. O presente trabalho apresenta uma sequência didática que aborda as causas, consequências do uso, abuso e prevenção às drogas, desenvolvida para estudantes de uma turma de EJA Juvenil de uma escola pública de Belo Horizonte. Relata uma experiência de EJA identificando elementos do conhecimento/aprendizagem de ciências que vão ao encontro da formação que seja problematizadora e libertadora. Com atividades investigativas, buscou-se o envolvimento dos estudantes com o tema, uma vez que, estamos predispostos a aprender o que nos provoca indagações, curiosidades. Ao concluir o presente estudo, percebe-se a relevância de abordar drogas e seus contextos, a partir do princípio de que, um conteúdo é aprendido pelo sujeito, se provoca mudanças na percepção da realidade e se modifica as atitudes. Acontecendo de forma contínua e processual, a avaliação não se restringiu a verificar se o trabalho com o uso indevido de drogas incorporou-se ao fazer pedagógico da escola, mas se de posse desse conteúdo as pessoas envolvidas no processo educativo foram capazes de refletir, argumentar, contrapor e questionar a sociedade em que vivemos. |
Assunto: | Educação Drogas - Abuso Educação de adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32878 |
Data do documento: | 22-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Viviane Moreira Francisco.pdf | 841.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons