Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452350756447450pt_BR
dc.contributor.referee1Elaine Soares Francapt_BR
dc.contributor.referee2Santer Álvares de Matospt_BR
dc.creatorViviane Moreira Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T20:54:09Z-
dc.date.available2020-03-12T20:54:09Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32878-
dc.description.resumoA escola é um espaço onde a pluralidade se encontra e dialoga, local propício para o desenvolvimento das várias dimensões humanas, da reflexão sobre a vida em seus diversos aspectos. A contextualização de questões inerentes a drogas, podem e devem fazer parte do currículo escolar resultando em uma educação preventiva, uma vez que, pessoas bem formadas e informadas podem fazer escolhas conscientes e responsáveis. O presente trabalho apresenta uma sequência didática que aborda as causas, consequências do uso, abuso e prevenção às drogas, desenvolvida para estudantes de uma turma de EJA Juvenil de uma escola pública de Belo Horizonte. Relata uma experiência de EJA identificando elementos do conhecimento/aprendizagem de ciências que vão ao encontro da formação que seja problematizadora e libertadora. Com atividades investigativas, buscou-se o envolvimento dos estudantes com o tema, uma vez que, estamos predispostos a aprender o que nos provoca indagações, curiosidades. Ao concluir o presente estudo, percebe-se a relevância de abordar drogas e seus contextos, a partir do princípio de que, um conteúdo é aprendido pelo sujeito, se provoca mudanças na percepção da realidade e se modifica as atitudes. Acontecendo de forma contínua e processual, a avaliação não se restringiu a verificar se o trabalho com o uso indevido de drogas incorporou-se ao fazer pedagógico da escola, mas se de posse desse conteúdo as pessoas envolvidas no processo educativo foram capazes de refletir, argumentar, contrapor e questionar a sociedade em que vivemos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDrogas lícitas/ilícitaspt_BR
dc.subjectPrevenção ao uso de drogaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDrogas - Abusopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titlePrevenção ao uso de drogas: experiência em uma turma de EJA juvenil de uma escola pública de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://lattes.cnpq.br/8103041318811386pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviane Moreira Francisco.pdf841.01 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons