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http://hdl.handle.net/1843/32878
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Elaine Soares França | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7452350756447450 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Elaine Soares Franca | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santer Álvares de Matos | pt_BR |
dc.creator | Viviane Moreira Francisco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T20:54:09Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T20:54:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32878 | - |
dc.description.resumo | A escola é um espaço onde a pluralidade se encontra e dialoga, local propício para o desenvolvimento das várias dimensões humanas, da reflexão sobre a vida em seus diversos aspectos. A contextualização de questões inerentes a drogas, podem e devem fazer parte do currículo escolar resultando em uma educação preventiva, uma vez que, pessoas bem formadas e informadas podem fazer escolhas conscientes e responsáveis. O presente trabalho apresenta uma sequência didática que aborda as causas, consequências do uso, abuso e prevenção às drogas, desenvolvida para estudantes de uma turma de EJA Juvenil de uma escola pública de Belo Horizonte. Relata uma experiência de EJA identificando elementos do conhecimento/aprendizagem de ciências que vão ao encontro da formação que seja problematizadora e libertadora. Com atividades investigativas, buscou-se o envolvimento dos estudantes com o tema, uma vez que, estamos predispostos a aprender o que nos provoca indagações, curiosidades. Ao concluir o presente estudo, percebe-se a relevância de abordar drogas e seus contextos, a partir do princípio de que, um conteúdo é aprendido pelo sujeito, se provoca mudanças na percepção da realidade e se modifica as atitudes. Acontecendo de forma contínua e processual, a avaliação não se restringiu a verificar se o trabalho com o uso indevido de drogas incorporou-se ao fazer pedagógico da escola, mas se de posse desse conteúdo as pessoas envolvidas no processo educativo foram capazes de refletir, argumentar, contrapor e questionar a sociedade em que vivemos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Drogas lícitas/ilícitas | pt_BR |
dc.subject | Prevenção ao uso de drogas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Drogas - Abuso | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Prevenção ao uso de drogas: experiência em uma turma de EJA juvenil de uma escola pública de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://lattes.cnpq.br/8103041318811386 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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