Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32881
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
Autor(es): Luciene Carolina de Jesus Faria
Primeiro Orientador: Arjuna Casteli Panzera
Primeiro membro da banca : Leonardo Marques Soares
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo uma sequência didática para o ensino de Astronomia abordando as causas da sucessão do dia e da noite e das estações do ano usando o movimento do Sol na abóboda celeste e os pontos cardeais. Foi desenvolvida em uma escola municipal da periferia de Belo Horizonte, numa turma dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente aos 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Teve como objetivo captar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os assuntos citados e a partir disso, desenvolver atividades investigativas com o proposito de promover um aprendizado significativo. Foram desenvolvidas sete aulas dialogadas, procurando fundamentar-se em características do ensino por investigação. Para coleta de dados foi aplicado um questionário inicial, outro final e registrado alguns diálogos entre o professor e os alunos. Pode-se concluir que este trabalho apresentou resultados favoráveis, de acordo com os objetivos apresentados.
Abstract: This work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives.
Assunto: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Dia
Noite
Tempo
Ciclos
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32881
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia noite e das estações do ano .pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.