Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32896
Type: Monografia (especialização)
Title: Utilização de vídeos como proposta para uma atividade investigativa sobre reações químicas e conservação da massa no ensino de química
Authors: Daniella Olandim Reis
First Advisor: Célio da Silveira Júnior
Abstract: O presente artigo trata de um trabalho com abordagem investigativa sobre a temática reações químicas e conservação da massa realizado por uma professora de Química da 1ª série do Ensino médio em uma escola privada, em que não há a possibilidade de levar os estudantes para o laboratório durante o turno regular das aulas. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que é possível realizar uma aula demonstrativa investigativa por meio da reprodução de vídeos, em que os alunos são motivados, a partir de um problema inicial, a argumentarem sobre suas concepções e são estimulados a refletir, discutir e criar explicações para os fenômenos observados nos vídeos. Ao final do trabalho, os estudantes avançaram nas concepções iniciais, facilitando o processo de aprendizagem das ideias consolidadas pela ciência sobre reações químicas e conservação da massa, se mostrando uma importante estratégia para o ensino do tema.
Subject: Educação
2. Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino (Ensino médio) - Meios auxiliares
Ensino audiovisual
Videoteipes na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32896
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.