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http://hdl.handle.net/1843/32908
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Educação sexual no 6º ano do ensino fundamental: significados sobre gravidez na adolescência. |
Título(s) alternativo(s): | Sex education in the 6th grade of elementary school: meanings about teenage pregnancy |
Autor(es): | Hebert Silva Santos |
Primeiro Orientador: | Luiz Gustavo Franco |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir sobre a Educação Sexual de forma a se trabalhar aspectos como a iniciação sexual e métodos contraceptivos com naturalidade dentro de uma prática sexual responsável. Desenvolvemos a temática gravidez na adolescência a partir de uma sequência de aulas sobre o tema em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os dados foram coletados por meio de observação participante das aulas, registros em caderno de campo e aplicação de questionário. Especificamente, as análises deram enfoque aos questionários, buscando significados construídos pelos estudantes sobre o tema. Os resultados indicaram significados associados a fatores como imaturidade biológica e psicológica da mãe adolescente, bem como a incompatibilidade entre maternidade e adolescência e/ou projetos futuros. Observou-se ainda, embora menos frequente, indicações sobre possibilidades de conciliação entre o ser mãe e ser adolescente. Discutimos implicações para a prática de professores de ciências. |
Abstract: | In this paper we reflect on Sex Education in order to work on aspects such as sexual initiation and contraceptive methods with a responsible sexual practice. We developed the theme teenage pregnancy from a sequence of lessons with 6th graders of a public school. Data were collected through participant observation of the lessons, field notebook records and application of questionnaire. Specifically, the analyzes focused on the questionnaires, seeking meanings constructed by the students on the subject. The results indicated meanings associated with factors such as biological and psychological immaturity of the adolescent mother, as well as the incompatibility between motherhood and adolescence and/or future projects. Although less frequent, there were indications of possibilities for reconciling motherhood and adolescence. We discuss implications for science teaching. |
Assunto: | Educação sexual Gravidez na adolescência Ciência -- Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32908 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
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