Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Gustavo Francopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262815854077795pt_BR
dc.creatorHebert Silva Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9227584824098217pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-14T00:51:00Z-
dc.date.available2020-03-14T00:51:00Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32908-
dc.description.abstractIn this paper we reflect on Sex Education in order to work on aspects such as sexual initiation and contraceptive methods with a responsible sexual practice. We developed the theme teenage pregnancy from a sequence of lessons with 6th graders of a public school. Data were collected through participant observation of the lessons, field notebook records and application of questionnaire. Specifically, the analyzes focused on the questionnaires, seeking meanings constructed by the students on the subject. The results indicated meanings associated with factors such as biological and psychological immaturity of the adolescent mother, as well as the incompatibility between motherhood and adolescence and/or future projects. Although less frequent, there were indications of possibilities for reconciling motherhood and adolescence. We discuss implications for science teaching.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca refletir sobre a Educação Sexual de forma a se trabalhar aspectos como a iniciação sexual e métodos contraceptivos com naturalidade dentro de uma prática sexual responsável. Desenvolvemos a temática gravidez na adolescência a partir de uma sequência de aulas sobre o tema em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os dados foram coletados por meio de observação participante das aulas, registros em caderno de campo e aplicação de questionário. Especificamente, as análises deram enfoque aos questionários, buscando significados construídos pelos estudantes sobre o tema. Os resultados indicaram significados associados a fatores como imaturidade biológica e psicológica da mãe adolescente, bem como a incompatibilidade entre maternidade e adolescência e/ou projetos futuros. Observou-se ainda, embora menos frequente, indicações sobre possibilidades de conciliação entre o ser mãe e ser adolescente. Discutimos implicações para a prática de professores de ciências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAulas de ciênciaspt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subject.otherEducação sexualpt_BR
dc.subject.otherGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subject.otherCiência -- Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEducação sexual no 6º ano do ensino fundamental: significados sobre gravidez na adolescência.pt_BR
dc.title.alternativeSex education in the 6th grade of elementary school: meanings about teenage pregnancypt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Hebert - Versão Definitiva - Repositorio - UFMG - PDF-A.pdf752.87 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons