Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32949
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portifólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): Didactic Sequences Portfolio Using Digital Technologies
Autor(es): Joeli Ferreira Lages Silva
primer Tutor: Petrina Rúbria Nogueira Avelar Tobias
primer miembro del tribunal : Camila Amorim Campos
Resumen: O presente trabalho realizado buscou aliar as tecnologias digitais juntamente com as sequências didáticas proporcionando um trabalho diferenciado no processo ensino aprendizagem. A escola tem como função contribuir para a formação de indivíduos participantes do processo de transformação e construção da sua própria realidade. Dessa forma o trabalho do professor deve envolver as crianças no sentido em que ela tenha condições de fazer suas próprias descobertas. Assim, o professor não precisa ficar apenas na exposição oral, pois conta, na atualidade, com uma série de tecnologias digitais os quais podem possibilitar novas práticas no seu dia a dia. O trabalho teve como objetivo principal desenvolver atividades de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais voltadas para uma educação 3.0, auxiliando no desenvolvimento de crianças entre quatro e cinco anos. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica e também um planejamento de sequências didáticas com os recursos tecnológicos estudados durante todo o curso de Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Os resultados mostraram que aliar as sequências didáticas com as tecnologias digitais é uma experiência riquíssima que proporciona maior capacitação e segurança nos planejamentos e atividades do dia a dia. Contribuindo assim, para incluir os alunos no mundo tecnológico e digital de maneira mais criativa e dinâmica.
Abstract: The present work aimed to combine digital technologies together with didactic sequences providing a differentiated work in the teaching-learning process. The school's function is to contribute to the formation of individuals participating in the process of transformation and construction of their own reality. Thus the teacher's work should involve the children in the sense that they are able to make their own discoveries. The main objective of this work was to develop didactic sequence activities using digital technologies aimed at 3.0 education, helping the development of children between four and five years old. The methodology used consisted of a bibliographic research and also a didactic sequence planning with the technological resources studied throughout the course of Digital Technologies and Education 3.0. The results showed that combining didactic sequences with digital technologies is a rich experience that provides greater training and security in daily planning and activities. Contributing in this way, to include students in the technological and digital world in a more creative and dynamic way.
Asunto: Educação infantil - Tecnologias digitais
Educação 3.0
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32949
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC 0302 Original.pdfAberto1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons