Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Petrina Rúbria Nogueira Avelar Tobiaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0673222781608613pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Amorim Campospt_BR
dc.creatorJoeli Ferreira Lages Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2421010237069780pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T14:58:27Z-
dc.date.available2020-03-17T14:58:27Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32949-
dc.description.abstractThe present work aimed to combine digital technologies together with didactic sequences providing a differentiated work in the teaching-learning process. The school's function is to contribute to the formation of individuals participating in the process of transformation and construction of their own reality. Thus the teacher's work should involve the children in the sense that they are able to make their own discoveries. The main objective of this work was to develop didactic sequence activities using digital technologies aimed at 3.0 education, helping the development of children between four and five years old. The methodology used consisted of a bibliographic research and also a didactic sequence planning with the technological resources studied throughout the course of Digital Technologies and Education 3.0. The results showed that combining didactic sequences with digital technologies is a rich experience that provides greater training and security in daily planning and activities. Contributing in this way, to include students in the technological and digital world in a more creative and dynamic way.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho realizado buscou aliar as tecnologias digitais juntamente com as sequências didáticas proporcionando um trabalho diferenciado no processo ensino aprendizagem. A escola tem como função contribuir para a formação de indivíduos participantes do processo de transformação e construção da sua própria realidade. Dessa forma o trabalho do professor deve envolver as crianças no sentido em que ela tenha condições de fazer suas próprias descobertas. Assim, o professor não precisa ficar apenas na exposição oral, pois conta, na atualidade, com uma série de tecnologias digitais os quais podem possibilitar novas práticas no seu dia a dia. O trabalho teve como objetivo principal desenvolver atividades de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais voltadas para uma educação 3.0, auxiliando no desenvolvimento de crianças entre quatro e cinco anos. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica e também um planejamento de sequências didáticas com os recursos tecnológicos estudados durante todo o curso de Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Os resultados mostraram que aliar as sequências didáticas com as tecnologias digitais é uma experiência riquíssima que proporciona maior capacitação e segurança nos planejamentos e atividades do dia a dia. Contribuindo assim, para incluir os alunos no mundo tecnológico e digital de maneira mais criativa e dinâmica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subject.otherEducação infantil - Tecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherEducação 3.0pt_BR
dc.titlePortifólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativeDidactic Sequences Portfolio Using Digital Technologiespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 0302 Original.pdfAberto1.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons